Outros artigos do mesmo autor
O Mandado de Segurança no concurso públicoDireito Processual Civil
A arte urbanaDireito Ambiental
Poluição Visual nas CidadesDireito Ambiental
Crianças sustentáveis na era consumistaDesenvolvimento Pessoal
Democracia InternaDireito Constitucional
Outros artigos da mesma área
o dever de reparação dos danos causados ao meio ambiente
A (INA)PLICABILIDADE DA LEI FLORESTAL MINEIRA DIANTE DA VIGÊNCIA DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO
MAUS TRATOS DE CAES E GATOS EM AMBIENTE URBANO, DEFESA E PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
A BIOÉTICA FRENTE À EVOLUÇÃO CIENTÍFICA
Direito Ambiental à luz do art. 225 da CFB/1988.
MEIO AMBIENTE E A VICISSITUDE DA MOBILIDADE URBANA DE SOBRAL
TUTELA JURÍDICA AMBIENTAL: RELEVÂNCIA DE UMA NORMATIZAÇÃO FEDERAL
Resumo:
Se seu condomínio ainda não for verde (sustentável), interessante estudar, planejar e começar a implantar algumas dessas ideias. O meio ambiente agradece!
Texto enviado ao JurisWay em 18/11/2016.
Última edição/atualização em 23/11/2016.
Indique este texto a seus amigos
SEU CONDOMÍNIO É VERDE?
Há alguns anos trocamos nossas moradias em bairros abertos por condomínios fechados, principalmente por questão de segurança, o que nos tornou de certa forma, prisioneiros na própria casa, cercados de grades e segurança 24h, burocracia demasiada para receber uma visita, porém, algo necessário para nosso bem-estar.
Mas diante de tal substituição, não podemos esquecer que os condomínios possuem áreas verdes que devem ser cuidadas pelo seu administrador, mas também, devemos ter consciência ambiental para praticar a preservação e implementar meios sustentáveis que ensinem seus moradores o princípio de educação ambiental.
Interessante começar pela teoria 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Rezudir implica na diminuição da quantidade de lixo produzido, e, consequentemente, da emissão de poluentes produzidos pelo homem no meio ambiente. Reutilizar é reaproveitar algo que seria jogado fora, reutilizando-o. E, por fim, reciclar, que é transformar aquele produto que seria descartado em algo útil.
A primeira mudança pode ocorrer na coleta seletiva, a fim de destinar de forma correta os resíduos sólidos do condomínio (lixo), aprendendo que devemos reduzi-la e por meio da coleta seletiva ele pode ser reciclado, há, no Brasil, condomínios que reciclam as latas de bebidas e refrigerantes o ano todo, e o valor da venda daquele material é utilizado em benefício dele próprio e, ainda, a reutilização, também pode trazer inúmeros benefícios, pois garrafas Pet's podem ser transformadas em assentos nas brinquedotecas e áreas infantis do local, o mobiliário de uso comum pode ser consertado ao invés de descartado, entre tantas outras medidas sustentáveis.
Interessante também a reutilização da água da chuva nos condomínios, que pode ser feita por meio da criação de um sistema de captação, onde diversas caixas de água armazenariam a água da chuva, que seria na lavagem das áreas comuns do condomínio, irrigação do jardim, trazendo uma grande economia nas contas de água.
Outra medida sustentável seria a remessa do boleto do condomínio diretamente no e-mail dos proprietários, afinal a maioria efetua os pagamentos diretamente pela internet, sendo totalmente desnecessário o gasto dispendido com papel e tinta de impressora.
E como últimas sugestões temos as luzes com temporizador para as áreas comuns do condomínio; instalação de medidores individuais de gás e água, pois a ideia do coletivo faz com que muitos utilizem tais serviços de forma desregrada; e, por fim, utilizar de energia solar para aquecer a água do chuveiro, reduzindo assim, o custo com energia elétrica.
Se seu condomínio ainda não for verde (sustentável), interessante estudar, planejar e começar a implantar algumas dessas ideias. O meio ambiente agradece!
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |