envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
O Mandado de Segurança no concurso públicoDireito Processual Civil
Arborização UrbanaDireito Ambiental
Você tem sede de quê?Desenvolvimento Pessoal
Educação Ambiental nas EscolasDireito Ambiental
Crianças sustentáveis na era consumistaDesenvolvimento Pessoal
Outros artigos da mesma área
Responsabilidade Civil ambiental das pessoas Jurídicas
A RESPONSABILIDADE DO ÓRGÃO AMBIENTAL FRENTE AO DANO AO MEIO AMBIENTE
O PROTOCOLO DE QUIOTO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A POTENCIALIDADE DO DANO NO CRIME PREVISTO NO ART. 54 DA LEI 9.605/1998
O Poder de Polícia no Direito Ambiental
O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NA PALHA COMO UMA DAS SOLUÇÕES PARA OS EFEITOS DA REVOLUÇÃO VERDE.




Resumo:
Se seu condomínio ainda não for verde (sustentável), interessante estudar, planejar e começar a implantar algumas dessas ideias. O meio ambiente agradece!
Texto enviado ao JurisWay em 18/11/2016.
Última edição/atualização em 23/11/2016.
Indique este texto a seus amigos 
SEU CONDOMÍNIO É VERDE?
Há alguns anos trocamos nossas moradias em bairros abertos por condomínios fechados, principalmente por questão de segurança, o que nos tornou de certa forma, prisioneiros na própria casa, cercados de grades e segurança 24h, burocracia demasiada para receber uma visita, porém, algo necessário para nosso bem-estar.
Mas diante de tal substituição, não podemos esquecer que os condomínios possuem áreas verdes que devem ser cuidadas pelo seu administrador, mas também, devemos ter consciência ambiental para praticar a preservação e implementar meios sustentáveis que ensinem seus moradores o princípio de educação ambiental.
Interessante começar pela teoria 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Rezudir implica na diminuição da quantidade de lixo produzido, e, consequentemente, da emissão de poluentes produzidos pelo homem no meio ambiente. Reutilizar é reaproveitar algo que seria jogado fora, reutilizando-o. E, por fim, reciclar, que é transformar aquele produto que seria descartado em algo útil.
A primeira mudança pode ocorrer na coleta seletiva, a fim de destinar de forma correta os resíduos sólidos do condomínio (lixo), aprendendo que devemos reduzi-la e por meio da coleta seletiva ele pode ser reciclado, há, no Brasil, condomínios que reciclam as latas de bebidas e refrigerantes o ano todo, e o valor da venda daquele material é utilizado em benefício dele próprio e, ainda, a reutilização, também pode trazer inúmeros benefícios, pois garrafas Pet's podem ser transformadas em assentos nas brinquedotecas e áreas infantis do local, o mobiliário de uso comum pode ser consertado ao invés de descartado, entre tantas outras medidas sustentáveis.
Interessante também a reutilização da água da chuva nos condomínios, que pode ser feita por meio da criação de um sistema de captação, onde diversas caixas de água armazenariam a água da chuva, que seria na lavagem das áreas comuns do condomínio, irrigação do jardim, trazendo uma grande economia nas contas de água.
Outra medida sustentável seria a remessa do boleto do condomínio diretamente no e-mail dos proprietários, afinal a maioria efetua os pagamentos diretamente pela internet, sendo totalmente desnecessário o gasto dispendido com papel e tinta de impressora.
E como últimas sugestões temos as luzes com temporizador para as áreas comuns do condomínio; instalação de medidores individuais de gás e água, pois a ideia do coletivo faz com que muitos utilizem tais serviços de forma desregrada; e, por fim, utilizar de energia solar para aquecer a água do chuveiro, reduzindo assim, o custo com energia elétrica.
Se seu condomínio ainda não for verde (sustentável), interessante estudar, planejar e começar a implantar algumas dessas ideias. O meio ambiente agradece!
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |