JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Produção de Textos com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO


Autoria:

Adyr Toledo Alves Filho


Profissão economiário. Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna/MG. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá/RJ.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E O DESRESPEITO AO PRINCÍPIO DA IGUALDADE.
Direito Constitucional

Resumo:

A Educação a Distância (EAD) é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem através da utilização de recursos didáticos baseados na aplicação da tecnologia de comunicação, possibilitando a universalização da educação.

Texto enviado ao JurisWay em 20/09/2016.

Última edição/atualização em 06/10/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A Educação a Distância (EAD) em toda sua extensão, não só no tocante á especialização em Direito, é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem através da utilização de recursos didáticos baseados na aplicação da tecnologia de comunicação, possibilitando a universalização da educação. Atualmente, tem como principal ferramenta de trabalho a Internet, o que facilita a interação entre tutor e aluno num tempo mais adequado para  cada um, tendo-se em vista a flexibilidade que envolve todo o processo de aprendizagem do estudante.

 

É importante ressaltar que o ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento do educando. Este ambiente objetiva  promover uma transformação social, moral e intelectual do aluno, preparando-o para o mundo adulto e suas contradições. A escola é essencial na medida em que favorece a aprendizagem dos conhecimentos construídos pela humanidade e valorizados pela sociedade e amplia as possibilidades de convivência social do aluno. E é justamente nessas primeiras fases do aprendizado que o aluno precisa  ser incentivado e conscientizado da importância do estudo, através de motivos e técnicas eficazes que o desperte para a busca do conhecimento por si mesmo.

 

Quando falamos em graduação e pós-graduação, o foco do aluno passa ser o mercado de trabalho. E esse mercado, extremamente competitivo, valoriza cada vez mais profissionais que estão em constante aprendizado. E, além disso, uma especialização possibilita evolução na carreira e contribui para que o profissional torne-se mais seguro na área em que atua.

 

Acontece que com o progresso natural da humanidade, a  expansão do conhecimento associada às novas tecnologias vem tornando as profissões cada vez mais infinitas e complexas. Assim, há carência de professores adequados para todas as disciplinas, o que acaba concentrando os cursos de especialização nos grandes centros urbanos, prejudicando alunos de cidades menores interessados em se aperfeiçoar, já que nessa fase da vida, os compromissos com o trabalho, com a família, dificulta uma maior disponibilidade de tempo e até mesmo uma necessária  mudança residencial para viabilizar a continuidade do estudo. E se não bastasse, concretizar esse ideal é bem dispendioso.

 

Outro aspecto importante da Educação á Distância para a especialização em Direito diz respeito á metodologia participativa que o curso exige. O processo de ensino não permite mais que o aluno se comporte passivamente durante as aulas, como acontece  normalmente nas faculdades e especializações presenciais tradicionais, em que as aulas são ministradas na sua maioria de forma expositivas. O debate é essencial para o desenvolvimento da capacidade de argumentação do bacharel e para sua avaliação no processo de aprendizagem. Aliás, o debate já deveria ser quesito presente e rotineiro no curso de graduação.

           

            No método presencial, características como horário rígido das aulas, vários alunos ao mesmo tempo recebendo aulas e orientações de um só tutor ou professor, são fatores que tendem a diminuir a qualidade do ensino-aprendizagem. No caso da Educação à Distância, a qualidade pode ser ampliada. Grande parte da interação aluno-escola é desenvolvida de forma natural através da flexibilidade do horário, pois, ao aluno ,cabe acessar o conteúdo disponível através da internet , promover  leituras , desenvolver textos e estabelecer contato individual com seu tutor, apontando e esclarecendo dúvidas, questionando e recebendo orientações específicas, o que permite um melhor aproveitamento do conteúdo. A interação constante no método da EAD incentiva a reflexão, a argumentação, a sustentação de posicionamentos e a discussão, pontos indispensáveis para qualquer profissional em direito.

Há de se ressaltar que estamos levando em consideração, aquele aluno que realmente tem interesse em  participar de um curso de extensão, com dedicação, disciplina e muito estudo. Se o aluno está atrás apenas de um certificado, independente de como seja o curso, presencial ou à distância, não fará diferença nenhuma para ele.

 

Dessa forma, para aquele aluno comprometido, que busca uma extensão à sua graduação, a Educação a Distância (EAD), como um modelo de educação universal, dinâmica,   atende às expectativas da especialização em Direito, assim como em várias áreas do conhecimento pois, permite fazer chegar mais longe e a um custo mais accessível um ensino de boa qualidade, superando distâncias e dificuldades organizacionais e econômicas.


Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Adyr Toledo Alves Filho) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2017. JurisWay - Todos os direitos reservados