JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Breves linhas sobre a Conciliação no CPC e no JEC


Autoria:

Natali Gomes Barbosa Da Silva


Advogada. Pós graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade Legale. Graduada em Direito em 2012. Atuante nas áreas Trabalhista, Cível,Família e Consumidor.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Inclusão indevida no SCPC e Serasa e a indenização por Danos Morais
Direito do Consumidor

Outros artigos da mesma área

Sobre o princípio do contraditório

Do pedido e suas espécies

TUTELA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS COMPETE À DEFENSORIA PÚBLICA

DA POSSIBILIDADE DOS EFEITOS MODIFICATIVOS OU INFRINGENTES NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

A REFORMA PROCESSUAL CIVIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO EMBARGO A EXECUÇÃO FISCAL.

AÇÕES CAUTELARES DE ARROLAMENTO DE BENS E BUSCA E APREENSÃO DE MENOR

A SÚMULA IMPEDITIVA DE RECURSO SOB O ENFOQUE DA DISTINÇÃO ENTRE REGRAS E PRINCÍPIOS EM DWORKIN E ALEXY

Aplicabilidade da pena de confissão ao preposto que desconhece os fatos da lide, à luz do Código de Processo Civil

Ponderações didáticas sobre a coisa julgada.

Mandado de Segurança para impugnação de decisão interlocutória em razão das alterações no CPC

Mais artigos da área...

Resumo:

Tema de grande debate na atualidade pelos processualistas brasileiros, é o instituto da conciliação - valorizado ao extremo pelo Novo Código de Processo Civil.

Texto enviado ao JurisWay em 21/02/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A conciliação deve ser encarada como um dos melhores meios de pacificação dos litígios, pois busca que o mesmo não se arraste e tampouco se propague. É instituto eficaz para a harmonia social. 

Há a conciliação judicial e a extrajudicial. A judicial é dever do juiz, devendo ser praticada em qualquer grau de jurisdição e a qualquer momento, conforme estabelece o artigo 125, IV do CPC. 

Nessa toada, o juiz antes de tudo, deve ser um conciliador, utilizando-se de suas técnicas de negociação e persuasão, visando a conciliação entre as partes, com o fito de evitar a litigiosidade entre ambas.

O Novo CPC, inovou ao tratar da conciliação trazendo mudanças de cunho político , pois positivou a resolução do conflito sob a ótica subjetiva de cada parte, trazendo ainda mudanças economicas diminuindo dessa forma a quantidade de processos.

A audiência preliminar / conciliação prevista no artigo 331 do CPC, é uma das modalidades de julgamento conforme o estado do processo. O parágrafo 3º de referido artigo, mostra que tal audiência não é obrigatória, tendo em vista que o juiz pode a qualquer momento praticar a conciliação entre as partes (art. 125, IV, CPC). Entretanto, é dever do magistrado justificar o motivo pelo qual a audiência não será realizada.

A conciliação presvista na Lei 9.099/95, vem estabelecida no artigo 21 e seguintes, objetivando a eliminação do conflito através da conciliação entre as partes, que será formalizada por um acordo judicial, homologado pelo juiz constituindo-se um título executivo judicial.

O principal aspecto desse instituto é a vantagem que possuem as partes de resolver o litígio sem a necessidade da tramitação de um processo, eis que é uma solução rápida, benéfica e melhor aceita do que as decisões judiciais unilaterais, uma vez que se fundam em acordo já entabulado entre as partes.

Interessante destacar, que por parte dos Advogados e Operadores do Direito, estando a mentalidade de muitos ainda voltada para a visão tradicional do Direito Processual Civil, pois buscam a obtenção da prestação jurisdicional por meio da prolação de uma sentença, a conciliação para estes ainda é dificultosa, ao passo que a idéia de conciliar desencontra-se da cultura do litígio enraizada na alma do Advogado.

Seria bem mais fácil se esses muitos percebessem o quão benéfica é a conciliação para o cliente.

Desta forma, cabe aos mesmos mudar suas maneiras de pensar, rendendo-se a cultura dos acordos quando esta for a solução mais favorável aos conflitantes.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Natali Gomes Barbosa Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados