JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Informações Jurídicas.


Autoria:

Celso Fernando Gioia


Sócio fundador da Gioia e Associados Advocacia, formou-se na Faculdade de Direito da USP, especializando-se em Direito Empresarial. Iniciou sua carreira em 1983, atuando em grandes empresas como Cofap, Hudson, REDETV e Santos Futebol Clube. Foi tesoureiro da Associação dos Advogados da Lapa, Presidente do Rotary Club de São Paulo Lapa e exerce cargos na Diretoria da 96ª Subseção da OAB - Lapa.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Saiba de quem comprar seu imóvel.
Condomínio

O QUE É O DECRETO 8.243/14?
Outros

Resumo:

Neste artigo o Dr. Celso Gioia destaca algumas informações e curiosidades jurídicas, tendo também, o vídeo-matéria sobre o tema disponível em nosso canal no Youtube, assista e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=dJ09Uqc96LM

Texto enviado ao JurisWay em 06/08/2014.

Última edição/atualização em 18/08/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Nos dias de hoje, a informação é fundamental. A maioria das pessoas quer saber o que está acontecendo na sua vida e de seus próximos e há até quem se interesse por detalhes da vida alheia, como os amantes de “reality shows”. Quanto às questões jurídicas não é diferente, o cliente quer estar por dentro de como deve agir em seus negócios e, também, quer conhecer detalhes do andamento de seus processos.


Neste afã, de obter as melhores e mais rápidas informações, alguns se precipitam e buscam ou recebem orientações de qualquer pessoa, sem avaliar a fonte da informação. Em que pese o Brasil ter 1.260 faculdades de direito, que oferecem um total de 215 mil vagas, – quase quintuplicou o número nos últimos 15 anos - contra 1.100 do resto do mundo (é isto mesmo, somos campeões em mais um quesito inútil e campeão com tanta sobra que nem todos os concorrentes juntos conseguem nos vencer!), os informantes parecem não estar preparados.


Ressalte-se que em São Paulo temos cerca de 300 mil advogados e 30 mil estagiários, sendo que, a cada ano, 10 mil causídicos são acrescentados a este total. Sem contar os bacharéis que são reprovados no Exame de Ordem (no último foram cerca de 100 mil). Ademais, segundo dados de Jefferson Kravchychyn, do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, há no país cerca de 3 milhões de bacharéis não inscritos na OAB e quase metade – cerca de 1,4 milhão – está no estado paulista. Restam os estudantes de direito, estimados em São Paulo em quase 200 mil. No total, temos aproximadamente 2 milhões de pessoas na área jurídica, num estado de 42 milhões de pessoas, chegando-se à média de 1 em cada 21 pessoas podendo passar informações jurídicas.

Então, como obter a informação necessária? Dos 10 palpiteiros de plantão, como vimos acima, apenas 1 vai ter a qualidade que você precisa. Elimine, portanto:


         Estudantes do 1º ao 5º ano das faculdades de direito;

         Estagiários com ou sem OAB;

         Bacharéis em direito que prestaram o Exame de Ordem nenhuma ou muitas vezes; e

         Advogados que não exercem a profissão.

 

Você pode achar que houve excesso de rigor nesta dica, mas os eliminados acima possuem conhecimento restrito, não sabem as dificuldades do exercício da profissão, não tem a dimensão da morosidade da justiça, não assimilam a onerosidade da estrutura adequada de um escritório de advocacia, bem como, não responderão perante o Tribunal de Ética da OAB em caso de prestar informação inadequada ou até mentirosa.

 

Essa falta de experiência acarreta conselhos absurdos como “este processo é rápido”, “ganhou a ação e ainda não recebeu seu dinheiro?!”, “seu advogado deve estar fazendo alguma coisa de errado, se fosse eu faria isso...”, “cobrou tudo isso?!” e outros mais.

 

Outra dica é não confiar em informações de escreventes ou cartorários, responsáveis pelos processos, pois, em geral, tentam esconder suas falhas e de outros servidores da justiça, como juízes, escrivães, oficiais de justiça, promotores, peritos etc. Neste anseio, acabam por responsabilizar, levianamente, o advogado de quem está consultando os autos no balcão, porque não se sentem comprometidos com aqueles que não são funcionários públicos e não apreciam certo corporativismo do qual eles se protegem.

 

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Celso Fernando Gioia) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados