JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Guarda Compartilhada


Autoria:

Gabriele De Oliveira


Advogada. Cível, Trabalhista e Tributário.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Guarda Compartilhada

Texto enviado ao JurisWay em 16/09/2013.

Última edição/atualização em 17/09/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A guarda compartilhada foi instituída pela Lei número 11.698/2008, que determina como deve ser a modalidade preferencial de guarda a ser aplicada pelo judiciário. A regra surgiu para favorecer o convívio familiar, fato necessário ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social completo das crianças.

Através da guarda compartilhada o pai e a mãe compartilham as decisões e a convivência com os filhos, ambos são considerados co-guardiães da criança. Trazendo a idéia de que mesmo separados os pais consigam compartilhar a educação dos filhos (trazendo assim muitos benefícios a criança ou adolescente), estudos psicológicos e sociais demonstram que a criança necessita, para ter uma saudável formação, ter um contato que lhe proporcione situações da vida cotidiana com o pai e a mãe.

Na guarda compartilhada a criança continua a ter um endereço fixo de residência com a mãe ou o pai, não há regulamentação de visitas, nem limitação de acesso à criança em relação ao outro.

Neste tipo de guarda, todos ganham: a criança porque convive com ambos os pais, o pai, porque não precisa de “dias marcados” para conviver com o filho, e a mãe, porque divide as responsabilidades da criação de um filho com o pai.

Aqui, um adendo: mesmo com a guarda compartilhada, continua a ser devida a pensão alimentícia. Nossa legislação prevê que tanto o pai quanto a mãe são responsáveis pelo sustento dos filhos menores, na proporção de seus rendimentos.

O que tem que ser entendido é que se trata de compartilhamento entre os pais dos direitos e deveres para com a criança. Devendo os pais, no momento da separação, priorizar o bem-estar da criança ou adolescente.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gabriele De Oliveira) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados