Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Cursos > Direito Civil > João Rodrigo Stinghen

Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) - Princípios e Generalidades

Princípio da gratuidade:

Tendo em vista o papel fundamental do registro para o exercício da cidadania (CF, art. 5º, LXXVI), confere gratuidade a registros relevantes para isso.

Assim, são gratuitos :

(i) para todos, os registros de nascimento, óbito, natimorto e a primeira certidão;

(ii) para os reconhecidamente pobres , o processo de habilitação e de registro de casamento, bem como a primeira certidão (Código Civil, Art. 1.512).

Ressalte-se que os Estados e o Distrito Federal são obrigados a indenizar aos cartorários pelos atos gratuitamente praticados (Lei 10.169/00 , Art. 8º).

Constituição Federal
"Art. 5º, LXXVI: são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania " - Grifou-se.

Código Civil 
"Art. 1.512. O casamento é civil e gratuita a sua celebração. Parágrafo único. A habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão serão isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei."

Lei 10.169/00
"Art. 8º: Os Estados e o Distrito Federal, no âmbito de sua competência, respeitado o prazo estabelecido no art. 9o desta Lei, estabelecerão forma de compensação aos registradores civis das pessoas naturais pelos atos gratuitos , por eles praticados, conforme estabelecido em lei federal." - Grifou-se.


 
25
 
Este módulo possui 50 páginas.
Você está na página 25 (50%)

Voltar ao Início do Curso
Você não está logado! Login
Caso queira salvar este curso em seu histórico, faça login no JurisWay e volte ao início do curso.

0s - 0 ms