JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Tempo de descansar ou de reforçar os estudos?

Fonte: Gazeta do Povo 17/7/2009

Texto enviado ao JurisWay em 18/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 



Durante o recesso, é comum a dúvida sobre o que fazer com o tempo livre. De acordo com quem entende do assunto, o equilíbrio é sempre a melhor solução

“Enquanto eu estou descansando, há um con­­corrente estudando.” Este sentimento de culpa é comum entre os vestibulandos que resolvem deixar os estudos de lado durante as férias de julho. Por outro lado, a pressão envolvida na disputa por uma vaga no ensino superior faz com que outros tentem aproveitar cada minuto do recesso para revisar os conteúdos do concurso. Contudo, o que parece uma vantagem em relação aos demais candidatos pode prejudicar o desempenho nas provas.

Diretores e professores de cursinho recomendam que o estudante aproveite os poucos dias de folga para recuperar as energias. O segundo semestre é naturalmente mais puxado e exige muita disposição, principalmente agora que algumas escolas terão de readequar os calendários das aulas em função do novo Enem. O diretor geral do Curso Unificado, Fer­nando Luiz Fruet Ribeiro, afirma que a carga horária ficará maior depois das férias para haver tempo de abordar os conteúdos até a realização do exame, marcado para os dias 3 e 4 de outubro.

Segundo o professor de Química João Pedro Alvarez Ma­­teos, orientador de hábitos de estudos do Curso Positivo, o ideal é deixar os livros de lado. “O estudante tem apenas 15 dias de férias e precisa aproveitar”, argumenta.

Na opinião de Ribeiro, quem se dedicou ao cursinho no primeiro semestre e está com as matérias em dia deve diminuir o ritmo de estudos, mas sem abandonar por completo as apostilas. “É necessário administrar o tempo para conciliar estudos e lazer. É como se o aluno estivesse correndo e durante as férias começasse a trotar, mas não parasse”, diz. Para o estudante que está com conteúdos atrasados, o recesso seria a oportunidade de recuperar o tempo perdido.

O aluno do terceirão Murilo Júlio Alves Bodaneze, 18 anos, segue essa linha, a de reduzir sem parar. De férias no colégio, mas não no trabalho, ele diminuiu as horas dedicadas aos estudos. “Em época de aula, estudo em média quatro horas por dia. Nas férias, estudo uma hora e meia, duas horas. Tenho visto matérias que já estudei, mas que não ficaram muito claras”, conta ele, que trabalha na sala de informática do colégio onde estuda. As férias, porém, não servirão apenas para reforçar a preparação para o vestibular, já que o estudante fará uma viagem de quatro dias para a cidade de São Paulo para descansar.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados