JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Com volta do IPI, carro usado ficará mais atrativo para o consumidor

Fonte: InfoMoney 21/9/2009

Texto enviado ao JurisWay em 21/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Por: Roberta de Matos Vilas Boas


SÃO PAULO - Com o retorno das alíquotas normais de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em janeiro de 2010, os carros novos deverão ficar mais





caros para o consumidor, beneficiando o mercado de usados.

Isso porque, de acordo com o professor de Finanças da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), Keyler Rocha, o aumento nos preços dos novos tornará os usados mais atrativos para o consumidor. "A alta nos preços leva o consumidor do carro novo para o usado", diz.

Oferta e demanda
Rocha lembra que, após a redução do IPI, a oferta de carros seminovos aumentou, já que muitas pessoas quiseram trocar veículos por um zero quilômetro e aproveitar os descontos. Ao mesmo tempo, isso também fez com que a demanda pelos usados tivesse queda, pressionando para baixo os preços desses veículos.

Além disso, o professor lembra que quem comprou um carro novo não irá vendê-lo logo, ou seja, quem aproveitou os descontos neste ano não deverá trocar de veículo tão cedo, o que diminuirá a oferta de usados. "Com o encarecimento do zero, aumentará a demanda pelo usado e isso deve aquecer esse mercado", afirma.

Porém, Rocha ressalta que, com o lançamento de novas versões no fim deste ano e início do próximo, é possível que os consumidores continuem mais atraídos pelo mercado de zero quilômetro, já que é comum que fabricantes e concessionárias pratiquem descontos nas versões anteriores.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados