JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Agrotóxico à mesa do consumidor

Fonte: O Dia 16/4/2009

Texto enviado ao JurisWay em 24/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Análise mostra que pimentões, morangos, uvas e cenouras são os vegetais que mais contêm produtos químicos que podem fazer mal

Rio - De cada dez pimentões vendidos em supermercados, pelo menos seis estão com níveis altos de agrotóxicos. Morango, uva e cenoura também apresentaram elevados índices de amostras irregulares, segundo pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão analisou, ano passado, 1.773 amostras de 17 alimentos e 15,29% delas apresentaram problemas.

 “Consumir alimentos contaminados por agrotóxicos pode causar problemas nos sistemas neurológico, reprodutor e imunológico. Além disso, o produto pode ficar muitos anos no organismo, aumentando o risco de doenças”, explica o pesquisador da Fiocruz William Waissmann.

A boa notícia, segundo a Anvisa, veio da cultura de tomate. Em 2007, 44,72% das amostras apresentaram resíduos de agrotóxicos acima do permitido. Ano passado, esse número caiu para 18,27%. Além disso, a batata, que em 2002 registrou 22% de reprovação, teve o índice reduzido para 2%.

A pesquisa do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos verificou o teor de agrotóxicos acima do permitido e o uso de substâncias não autorizadas. As amostras foram coletadas em mercados de 25 estados. A escolha dos alimentos levou em consideração a importância deles na cesta básica do brasileiro.

Os resultados do estudo foram apresentados ontem em Brasília com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que afirmou não comer mais pimentão: “Aumentar o consumo de frutas e verduras é importante para saúde. Queremos que esses produtos sejam seguros. Nosso famoso arroz com feijão está bem, agora com a cenoura, o morango e o pimentão o negócio está complicado”.

 




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados