Últimos artigos
Você já teve problema na utilização de Palito de fósforo? 21/05/2012
Tv a cabo, telefonia, banda larga: Pesquise preços e reduza os gastos mensais 21/05/2012
Juros do cheque especial recuou, diz Procon-SP 21/05/2012
Universidades federais entram em greve a partir desta quinta-feira 21/05/2012
Planos de saúde podem ter que cobrir quimioterapia oral em casa 21/05/2012
Acesso à informação: Anvisa está mais transparente 21/05/2012
Yamaha, BMW e Honda anunciam recall 21/05/2012
Ibama publica IN sobre transporte de produtos perigosos 21/05/2012
Conta de luz virão mais baratas a partir de maio 21/05/2012
Programa do MEC para alfabetizar alunos até os 8 anos vai investir na formação de professores 21/05/2012
SÃO PAULO – Aparelhos celulares estão no topo das reclamações fundamentadas pelos consumidores
Ranking de reclamações | |||
---|---|---|---|
Posição | Produto | Reclamações | Representação |
1º | Aparelho Celular | 79.999 | 18,15% |
2º | Móveis | 56.755 | 12,88% |
3º | Eletromésticos Linha Branca | 49.353 | 11,20% |
4º | Microcomputador / Produtos de Informática | 44.605 | 10,12% |
5º | Televisão / Aparelho de DVD / Videocassete / Filmadora | 31.066 | 7,04% |
Fonte: DPDC |
Problemas
Entre os problemas mais enfrentados pelos consumidores, estão os relacionados à garantia, com 114.830 reclamações, equivalentes a 26,05% das reclamações.
Em segundo lugar no ranking das reclamações aparecem os problemas na entrega do produto, com 102.788 reclamações, seguidos pelos produtos entregues com danos/defeitos, com 99.428 ações.
Problemas no contrato e cancelamento da compra também aparecem no ranking, com 27.097 e 26.630 reclamações, respectivamente.
Celulares
Os problemas com garantia foram os assuntos mais reclamados pelos consumidores de celulares, com 30.642 das 79.999 reclamações que o item teve.
Outros problemas que também reclamados pelos consumidores foram produtos com defeitos, problemas na entrega, falta de peça de reposição e problemas de contrato:
Assuntos mais reclamados | |||
---|---|---|---|
Posição | Problema | Reclamações | Representação |
1º | Problemas de Garantia | 30.642 | 38,30% |
2º | Produto entregue com danos/defeitos (vício do produto) | 21.363 | 26,70% |
3º | Problemas na Entrega do Produto | 11.897 | 14,87% |
4º | Falta de peça de reposição | 3.626 | 4,53% |
5º | Problemas de contrato | 3.410 | 4,26% |
Fonte: DPDC |
Outros produtos
Os móveis, que ficaram em segundo lugar entre os produtos mais reclamados pelos consumidores, apresentaram mais problemas na entrega, os quais foram responsáveis por 18.308 reclamações, 32,26% do total de 56.755 reclamações.
O consumidor também reclamou sobre problemas com a garantia dos produtos da linha branca, sendo totalizadas 14.801 queixas nos Procons.
O terceiro produto com mais reclamações dos consumidores foram microcomputador/produtos de informática. O motivo que levou à maioria das reclamações (16.347) foi problema com a garantia.
Já televisão/aparelho de DVD/videocassete/filmadora tiveram 10.833 reclamações também referentes a problemas com garantia.