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 Defesa do Consumidor
 

Consumidor: aparelhos celulares lideram reclamações nos Procons

Fonte: Infomoney 1/11/2011

Texto enviado ao JurisWay em 01/11/2011.

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SÃO PAULO – Aparelhos celulares estão no topo das reclamações fundamentadas pelos consumidores  aos órgãos de defesa do consumidor, com 79.999 queixas. Esses produtos correspondem a 18,15% do total de registros, de acordo com os dados do Relatório Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), divulgado nessa segunda-feira (31), pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça.

De acordo com o levantamento, que levou em consideração todas as reclamações realizadas entre 1º de outubro de 2010 e 30 de setembro de 2011, em segundo lugar nas reclamações dos consumidores em relação aos produtos, estão os móveis, que tiveram 56.755 ações, o que equivale a 12,88% do total de reclamações, que foi de 440.732.

Em seguida, aparecem os eletrodomésticos da linha branca, microcomputador/produtos de informática e, por último, televisão/aparelho de DVD/videocassete/filmadora:

Ranking de reclamações
Posição Produto Reclamações Representação
Aparelho Celular 79.999 18,15%
Móveis 56.755 12,88%
Eletromésticos Linha Branca 49.353 11,20%
Microcomputador / Produtos de Informática 44.605 10,12%
Televisão / Aparelho de DVD / Videocassete / Filmadora 31.066 7,04%

Problemas
Entre os problemas mais enfrentados pelos consumidores, estão os relacionados à garantia, com 114.830 reclamações, equivalentes a 26,05% das reclamações.

Em segundo lugar no ranking das reclamações aparecem os problemas na entrega do produto, com 102.788 reclamações, seguidos pelos produtos entregues com danos/defeitos, com 99.428 ações.

Problemas no contrato e cancelamento da compra também aparecem no ranking, com 27.097 e 26.630 reclamações, respectivamente.

Celulares
Os problemas com garantia foram os assuntos mais reclamados pelos consumidores de celulares, com 30.642 das 79.999 reclamações que o item teve.

Outros problemas que também reclamados pelos consumidores foram produtos com defeitos, problemas na entrega, falta de peça de reposição e problemas de contrato:

Assuntos mais reclamados
Posição Problema Reclamações Representação
Problemas de Garantia 30.642 38,30%
Produto entregue com danos/defeitos (vício do produto) 21.363 26,70%
Problemas na Entrega do Produto 11.897 14,87%
Falta de peça de reposição 3.626 4,53%
Problemas de contrato 3.410 4,26%

Outros produtos
Os móveis, que ficaram em segundo lugar entre os produtos mais reclamados pelos consumidores, apresentaram mais problemas na entrega, os quais foram responsáveis por 18.308 reclamações, 32,26% do total de 56.755 reclamações.

O consumidor também reclamou sobre problemas com a garantia dos produtos da linha branca, sendo totalizadas 14.801 queixas nos Procons.

O terceiro produto com mais reclamações dos consumidores foram microcomputador/produtos de informática. O motivo que levou à maioria das reclamações (16.347) foi problema com a garantia.

Já televisão/aparelho de DVD/videocassete/filmadora tiveram 10.833 reclamações também referentes a problemas com garantia.




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