JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Yamaha, BMW e Honda anunciam recall

Fonte: DPDC 17/5/2012

Texto enviado ao JurisWay em 21/05/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


As empresas Yamaha, BMW e Moto Honda protocolaram campanha de chamamento no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC/MJ). O consumidores que adquiriram os produtos que estão passando pelo recall devem entrar em contato com as empresas para substituir peças dos veículos.

A Yamaha Motor da Amazônia Ltda está fazendo recall para substituir o bocal do hidrojato dos veículos aquáticos Waverunner, modelo VX 1800A – conhecido no mercado brasileiro como VXR. Segundo a empresa, “em virtude de uma deficiência da resistência do bocal do hidrojato aplicado no modelo VX 188-A (...), pode haver uma fissura durante o uso, resultando em quebra da referida peça com consequente perda de desempenho e de direção”. A empresa destacou que “dependendo das condições de condução no momento da ocorrência, haverá risco de colisão e/ou queda”.

A BMW do Brasil Ltda. protocolou campanha de chamamento para troca dos parafusos de fixação da biela do motor das motocicletas BMW modelo S 1000 RR, fabricadas entre novembro de 2011 e abril de 2012. A campanha abrange 101 motocicletas, com numeração de chassis compreendida entre os intervalos Z029188 e Z033278. Segundo a empresa, pode ocorrer “falha no torqueamento do parafuso da biela que, com o motor em altas rotações, pode ocasionar seu desparafusamento e consequente bloqueio completo do motor da motocicleta”. Quanto aos riscos à saúde e segurança, destacou que podem ocorrer “quedas e danos físicos aos ocupantes”.

Já a Moto Honda da Amazônia Ltda. protocolou campanha de chamamento para substituição do cilindro mestre do freio dianteiro das motocicletas Honda CB 300R, ano/modelo 2012. O recall teve início abrange 3.314 veículos, com numeração de chassis 9C2NC4310CR, compreendida entre os intervalos 024831 a 028145. Segundo a empresa, a substituição deve ser realizada, já que pode ocorrer “redução da pressão no circuito hidráulico, causando a perda súbita da capacidade de frenagem do freio dianteiro”. Em relação aos riscos à saúde e segurança, a Moto Honda destacou que “dependendo das condições de condução no momento da ocorrência, haverá risco de colisão e/ou queda”.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Detalhes sobre recalls estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br/dpdc.

Mais informações com as empresas:

Yamaha: pelo telefone 0800 774 3738 ou pelo site www.yamaha-motor.com.br.
BMW: pelo número 0800 707 0578 ou pelo site www.bmw.com.br
Honda: por meio do telefone 0800 701 3432 ou pelo site www.honda.com.br.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados