JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Perspectiva de inadimplência do consumidor cai pela quarta vez consecutiva

Fonte: Infomoney 17/10/2011

Texto enviado ao JurisWay em 17/10/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Em agosto deste ano, a perspectiva da inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, caiu pela quarta vez consecutiva, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (17).

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, registrou, na passagem de julho para agosto de 2011, um recuo de 1,0%, atingindo o patamar de 101,1 pontos.

Como o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, a queda registrada no mês de agosto indica que a trajetória de elevação da inadimplência do consumidor será revertida, podendo iniciar um movimento de queda já no início de 2012.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a reversão em sua trajetória de alta pode ser explicada por fatores como a redução do ritmo de inflação observada nos últimos meses, em comparação  ao início de 2011; o patamar historicamente baixo das taxas de desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento.

Contribui também para este cenário, a redução da taxa básica de juros (Selic), que exercerá efeitos positivos sobre a inadimplência do consumidor, já que reduz, mesmo que no médio prazo, o custo das dívidas.

Empresas
No caso das empresas, o indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas mostrou alta de 0,1% na passagem de julho para agosto deste ano. Essa foi a menor taxa de crescimento dos últimos dez meses.

As variações mensais cada vez mais reduzidas desse indicador, mostrando praticamente uma estabilidade nessa última leitura, sinalizam que a atual trajetória de alta da inadimplência das empresas deverá durar mais alguns meses, podendo entrar numa zona de relativa estabilidade por volta do início do próximo ano.

O que contribuiu para o encerramento, no médio prazo, do atual ciclo de elevação da inadimplência das empresas, são as reduções atuais e esperadas da taxa Selic, já que tendem a promover um barateamento do custo financeiro do capital de giro das companhias.

Sobre o indicador
O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2026. JurisWay - Todos os direitos reservados