Últimos artigos
Você já teve problema na utilização de Palito de fósforo? 21/05/2012
Tv a cabo, telefonia, banda larga: Pesquise preços e reduza os gastos mensais 21/05/2012
Juros do cheque especial recuou, diz Procon-SP 21/05/2012
Universidades federais entram em greve a partir desta quinta-feira 21/05/2012
Planos de saúde podem ter que cobrir quimioterapia oral em casa 21/05/2012
Acesso à informação: Anvisa está mais transparente 21/05/2012
Yamaha, BMW e Honda anunciam recall 21/05/2012
Ibama publica IN sobre transporte de produtos perigosos 21/05/2012
Conta de luz virão mais baratas a partir de maio 21/05/2012
Programa do MEC para alfabetizar alunos até os 8 anos vai investir na formação de professores 21/05/2012




Em agosto deste ano, a perspectiva da inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, caiu pela quarta vez consecutiva, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (17).
Como o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, a queda registrada no mês de agosto indica que a trajetória de elevação da inadimplência do consumidor será revertida, podendo iniciar um movimento de queda já no início de 2012.
Contribui também para este cenário, a redução da taxa básica de juros (Selic), que exercerá efeitos positivos sobre a inadimplência do consumidor, já que reduz, mesmo que no médio prazo, o custo das dívidas.
Empresas
No caso das empresas, o indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas mostrou alta de 0,1% na passagem de julho para agosto deste ano. Essa foi a menor taxa de crescimento dos últimos dez meses.
As variações mensais cada vez mais reduzidas desse indicador, mostrando praticamente uma estabilidade nessa última leitura, sinalizam que a atual trajetória de alta da inadimplência das empresas deverá durar mais alguns meses, podendo entrar numa zona de relativa estabilidade por volta do início do próximo ano.
O que contribuiu para o encerramento, no médio prazo, do atual ciclo de elevação da inadimplência das empresas, são as reduções atuais e esperadas da taxa Selic, já que tendem a promover um barateamento do custo financeiro do capital de giro das companhias.
Sobre o indicador
O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.