Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo
29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa
22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito
22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira
22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas
21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar
21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio
21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica
21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon
21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre
21/09/2009
Carolina Dall’olio
Benefícios para o veículo (como desconto em estacionamento e guincho 24 horas) e para a residência (como encanador e eletricista) são parte da apólice mas poucos clientes usam mostra pesquisa.
A maioria das pessoas que contratam um seguro para o automóvel não utiliza os serviços adicionais oferecidos gratuitamente. Pesquisa realizada pela consultoria CVA Solutions com 5 mil segurados de São Paulo e Rio de Janeiro mostra que, embora julguem que este tipo de benefício possa ser um diferencial importante na hora de avaliar o seguro, 69% deles nunca usaram esses serviços.
“As pessoas muitas vezes não sabem quais os benefícios a que têm direito ou, se sabem, não lembram de acioná-los quando precisam”, afirma Sandro Cimatti, diretor da CVA Solutions.
Mas não por falta de opção. Na tentativa de cativar os clientes, as seguradoras têm multiplicado a oferta de serviços extras nos últimos anos. “No começo, as empresas se preocuparam em agregar serviços que estivessem relacionados diretamente com o uso do carro, como o guincho e o socorro mecânico 24 horas”, relata Neival Rodrigues Freitas, diretor executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). “Agora já há também o atendimento residencial e os serviços voltados ao próprio segurado.”
Além dos cuidados com o carro - a maioria dos seguros tem assistência completa em caso de acidentes ou quebra do veículo -, há ainda alguns mimos ao motorista. Com a entrada em vigor da Lei Seca, algumas empresas agora se dispõem a levar para casa, de graça, o cliente que bebeu demais e ainda rebocam o seu carro.
Muitos segurados já não precisam mais colocar a mão no bolso se tiverem de chamar um encanador, um eletricista ou mesmo um chaveiro 24 horas. Em alguns casos eles também ganham desconto em restaurantes, teatros, cinemas - além do abatimento no preço em algumas redes credenciadas de estacionamentos.
“Como se trata de um mercado muito competitivo, as empresas inovam constantemente e oferecem serviços que atendem ao perfil do seu público”, observa Freitas. Na Porto Seguro, por exemplo, a novidade é o serviço Pet, que permite que os clientes levem seu bicho de estimação ao veterinário de graça.
Direitos do consumidor
Esses benefícios são oferecidos ao consumidor como um bônus. Por isso, mesmo que o cliente não julgue os serviços necessários e queira descartá-los, isso não acarretará em abatimento no preço do seguro. “A menos que a empresa cobre à parte por alguns serviços, não há como obter desconto”, alerta Renata Reis, técnica do Procon-SP.
Para se certificar que os serviços são mesmo gratuitos, Renata aconselha o consumidor a pedir à seguradora, por escrito, um detalhamento da cobertura do seguro. Desta forma, além da certeza de que não está pagando por algo que não necessita, o cliente também se informa sobre seus direitos. “Ali devem constar os serviços ofertados e a frequência com que o consumidor pode utilizá-los”, orienta a técnica.
Renata informa que o Procon-SP não possui registros de reclamações sobre os serviços extras das seguradoras. “Mas não é porque são gratuitos que o consumidor não deve ser exigente com a qualidade”, lembra. Caso haja descumprimento de alguma regra do contrato ou o serviço oferecido não tenha a qualidade desejada, o cliente deve reclamar à seguradora ou mesmo ao Procon-SP.
“A ideia das empresas ao oferecer esses serviços é dar um benefício ao cliente, e não uma dor de cabeça”, afirma Renata. “Por isso, se o consumidor tiver algum problema com os serviços conveniados ele deve relatar o caso à empresa e exigir providências.”
INFORME-SE E APROVEITE OS BENEFÍCIOS
Para saber quais serviços estão incluídos em sua apólice, peça para seu corretor ou para a própria seguradora que detalhe, por escrito, toda a cobertura, bem como a frequência com que você pode utilizar os serviços - em alguns casos, há limitação de uso
Com esse detalhamento, você se certifica de que os serviços são mesmo gratuitos e ainda reúne um documento que comprova a oferta da seguradora caso haja algum problema no futuro
Alguns serviços são disponibilizados por quase todas as empresas, como o reboque do carro quebrado e a assistência mecânica 24 horas. Mas há seguradoras que oferecem uma gama maior de benefícios
Portanto, antes de contratar o seguro, vale a pena olhar o site das empresas ou pedir ao corretor uma lista completa dos benefícios ofertados. Isso pode funcionar como um diferencial na hora de escolher a seguradora