Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
Empresa do plano de saúde de origem não pode se negar a repassar aos clientes documentos pedidos para portabilidade da carência
POR PRISCILA BELMONTE, RIO DE JANEIRO
Rio - Clientes interessados na portabilidade dos planos de saúde, em vigor desde ontem, devem ficar atentos a alguns procedimentos básicos. Pelas novas regras, o direito de trocar de operadora só pode ser exercido entre o mês de aniversário do contrato e o seguinte. O relatório de compatibilidade emitido pelo guia criado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é um dos documentos que facilitam a mudança. Disponível na Internet, permite a comparação dos serviços oferecidos pelas empresas concorrentes.
Quem tiver dificuldades para reunir a documentação pode contar com a operadora de origem. É obrigação da empresa fornecer ao cliente qualquer documento necessário no processo da migração. O pedido deve ser atendido em até 10 dias. Informações sobre data da inclusão do beneficiário no plano e números dos registros da operadora e do produto também devem ser informados pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Para Maria das Graças, a migração veio em boa hora: “Tenho uma filha com problemas cardíacos, que já foi operada duas vezes. Não podia correr risco. Agora, posso mudar”.
OS PROCEDIMENTOS
Verifique se tem direito à portabilidade: só clientes de planos individuais (contratos assinados depois de janeiro de 1999) podem se beneficiar.
Consulte o Guia ANS de Planos de Saúde (www.ans.gov.br) para identificar os planos compatíveis com o seu.
Leve o relatório à operadora escolhida e peça a adesão — o documento pode ser impresso.
É preciso apresentar, na data da assinatura da proposta de adesão, cópias dos comprovantes de pagamento dos três últimos boletos vencidos.
Aguarde a resposta da operadora do plano de destino, que deverá ser dada em até 20 dias.
O contrato do plano de destino entra em vigor 10 dias após o ‘ok’ da empresa escolhida.
A operadora do plano de destino deve entrar em contato com a empresa do plano de origem e com o beneficiário para informar a data de início de vigência do contrato.
Ao fim do processo, o usuário deve entrar em contato com a operadora do plano de origem para informar que exerceu a portabilidade da carência.