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 Defesa do Consumidor
 

Na crise, franquia é sinônimo de oportunidade

Fonte: Gazeta do Povo 30/3/2009

Texto enviado ao JurisWay em 13/08/2009.

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Na contramão de diversos setores que apontam para um quadro de retração no primeiro trimestre, o segmento de franquias deve fechar o período com uma expansão de 52% sobre os três primeiros meses de 2008. Tal desempenho é atribuído justamente aos efeitos da crise econômica internacional.

“A crise levou muitos empresários – inclusive executivos, demitidos de multinacionais – a olharem a oportunidade de operar um negócio próprio como opção de investimento”, explica a consultora de franchise Filomena Garcia. Na última quinta-feira ela ministrou a palestra “Como investir numa franquia” em Curitiba, durante a Expo Money, feira de finanças pessoais que, em dois dias, reuniu 4 mil pessoas no Expo Unimed Curitiba.

Em 2008, o setor de franquias faturou R$ 55 bilhões em todo o país, apresentando um crescimento de 19,5%. Para 2009, a projeção é de uma expansão da ordem de 13% – o que, se for confirmado, pode ser considerado um “milagre” diante das projeções de crescimento próximo a zero para o PIB brasileiro neste ano.

Entre os espectadores da palestra sobre franquias estava o empresário Jailson Dagostini, da cidade de Dois Vizinhos, na região Sudoeste do estado. Atuando há quatro anos no setor imobiliário, ele agora está disposto a investir até R$ 200 mil para operar uma franquia do setor na cidade e região, que concentra cerca de 180 mil habitantes. “Cheguei a um ponto em que preciso de um modelo formatado para garantir o crescimento. Por isso venho estudando a possibilidade de adquirir uma franquia para aproveitar a onda de crescimento no mercado imobiliário da região.”

Aporte

Com investimento inicial que varia de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão, um investidor pode adquirir uma franquia dentre as quase 1,4 mil redes disponíveis em todo o Brasil. O prazo médio para o retorno do investimento varia entre 24 e 36 meses. “Mas é preciso, antes de tudo, escolher uma franquia adequada ao perfil do empreendedor”, diz Filomena. “Também é preciso estar disposto a operar o negócio com uma boa dose de automotivação, já que neste segmento não existe um chefe.”

A consultora destaca a segurança deste modelo de negócio, citando um estudo do Sebrae que mostra que 60% dos negócios independentes fecham as portas antes de completar os três anos de atividade – no segmento de franquias, este índice fica entre 5% e 8%. “O risco existe, como em qualquer tipo de investimento. Mas, definindo, franquia nada mais é do que a clonagem de algo que deu certo. É reproduzir e expandir um padrão moderno de negócio bem sucedido.”

Exemplo

O Paraná é sede de cerca de 100 empresas franqueadoras, abrigando 7% do total de redes do país. O destaque entre as franquias paranaenses é O Boticário – a fabricante de cosméticos e perfumes é a maior rede franqueadora do setor no mundo.

Entre os vários segmentos de franquias, o que mais se destacou em 2008 foi o de acessórios pessoais e calçados, com crescimento de 44,8% no faturamento, seguido pelo setor de veículos (31,7%), roupas e vestuário (27,2%), esporte, salão de beleza e lazer (25,8%) e alimentação (20%).

Dicas

Antes de apostar em um novo negócio, fique atento a estas 10 dicas apresentadas no livro Como investir numa franquia sem entrar numa fria, de Marcelo Cherto.

1 - Conheça a si mesmo. Veja se suas afinidades pessoais estão de acordo com o perfil da franquia.

2 - Conheça seu mercado. Procure saber que tipo de negócio tem potencial de crescimento na sua região.

3 - Defina suas possibilidades. Escolha um negócio de acordo com o valor de que você dispõe, reservando uma parte para capital de giro.

4 - Conheça as alternativas. Procure conhecer as oportunidades que o mercado lhe oferece.

5 - Conheça o time do franqueador. Avalie a credibilidade e o histórico de sucessos – e também de fracassos – do franqueador.

6 - Converse com quem já é franqueado. Reúna informações com quem já opera e conhece a realidade do negócio.

7 - Analise o contrato de franquia. Busque a ajuda de um advogado para conhecer a fundo as regras do negócio.

8 - Estude a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento é exigido pela Lei das Franquias ( Lei n. 8.955) e deve ser entregue ao candidato 10 dias antes da assinatura do contrato.

9 - Não tome decisões impulsivas. Não se deixe levar por modismos. Avalie tudo e lembre-se que uma moda é passageira, seu investimento não.

10 - Esteja consciente do papel de cada parte. A escolha de uma marca é um passo tão importante quanto ser aprovado pelo franqueado. Entreviste-o e veja se ele realmente merece seu investimento.




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1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

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