Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
O Detran do Pará, nas ações de educação e de fiscalização que desenvolve nas vias ou nas escolas, repassa informações aos proprietários com relação à condução correta de crianças em veículos. O órgão vem enfatizando o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Resolução de número 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de crianças de até dez anos em veículos. Segundo a norma, crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção; acima dessa idade, deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.
A mesma normativa diz que crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto. Crianças entre um e quatro anos devem ficar em cadeirinhas. E aquelas de quatro a sete anos e seis meses precisam ser levadas em assentos de elevação. O uso dos dispositivos de retenção não será exigido para os veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas, os de transporte coletivo, táxi e escolares.
Prazo - O assessor da diretoria técnica e operacional do Detran, Valter Aragão, alerta os pais que, a partir de junho do próximo ano, será iniciada a fiscalização do uso dos equipamentos de retenção, conforme o que está descrito na normativa. “Não que o transporte inadequado de crianças não esteja sendo autuado. O Detran está atento sim. Mas a fiscalização conforme o que está apresentado na resolução será a partir do próximo ano”, explica. “O que a gente fiscaliza no momento é se a criança está sendo conduzida de maneira segura, como determina o Código de Trânsito”, complementa. De acordo com o CTB, crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco de trás.
Se não conduzidas adequadamente, em casos de acidentes, enfatiza Aragão, as crianças podem ficar com seqüelas irreversíveis, entre as quais lesões na cabeça e coluna cervical, por não estarem utilizando um sistema de retenção de impacto. O transporte inadequado de crianças é considerado uma infração gravíssima, com o registro de sete pontos na Carteira de Habilitação do condutor e multa de R$ 191, 54. De acordo com o levantamento do Detran, 370 condutores foram autuados por transportar crianças inadequadamente nos dois primeiros meses deste ano.