JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Mais brasileiros começaram 2009 menos endividados do que no ano passado

Fonte: Infomoney 6/3/2009

Texto enviado ao JurisWay em 07/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Por: Gladys Ferraz Magalhães



SÃO PAULO - Em 2009, o percentual de brasileiros que acreditam estar começando o ano menos endividados do que no início do ano passado é 15 pontos percentuais maior do que o dos que acreditam estar mais endividados, na mesma base de comparação.

Os dados fazem parte de uma
pesquisa realizada pela Ipsos Public Affairs, a pedido da Fiesp (Federação das Indústrias Paulistas do Estado de São Paulo) e mostram que, enquanto 33% dos pesquisados dizem estar menos endividados, apenas 18% falam o contrário.

Considerando a divisão por sexo, os homens acreditam estar mais endividados este ano, em relação a 2008, do que as mulheres, com 19% e 17% de citações, respectivamente. Já entre os que se consideram menos endividados, o percentual é parecido, 33% para eles e 32% para elas.

Mais dados
A pesquisa ainda apurou quais são os mais e menos endividados, de acordo com a faixa etária. Assim, verificou-se que, entre os diversos grupos de idade, o maior percentual de pessoas que consideram estar mais endividadas são aquelas entre 35 e 44 anos (21%), sendo que o contrário, o maior grupo que acredita estar menos endividado é aquele cuja faixa etária está entre 25 e 34 anos (37%).

Já na comparação envolvendo classes econômicas, os que se consideram mais endividados este ano do que no começo de 2008 são as pessoas pertencentes às classes DE (19%), seguidas pela C (18%) e AB (15%). O contrário, menos endividados, ficou da seguinte forma: 33% na classe C, 32%, na DE, e 30%, na AB.

Entre as regiões do país, os nordestinos são os que possuem o maior grupo de pessoas que se consideram menos endividados, em um ano, com 22% das respostas; já os que se consideram mais endividados são os moradores da região Norte/Centro-Oeste, com 43%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, entre os dias 22 e 29 de janeiro, em 70 municípios brasileiros, que incluem nove regiões do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95%.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados