Outros artigos do mesmo autor
Não basta querer vencerDesenvolvimento Pessoal
Competência para julgar Habeas CorpusDireito Processual Penal
Atitudes de CidadaniaDesenvolvimento Pessoal
A exclusão do ICMS da base de cálculo da COFINSDireito Tributário
Seleção para Concurseiros - Artigo 14 EAOAB - É obrigatória a indicação do nome e do número de inscrição...Estatuto da OAB/Código de Ética
Outras monografias da mesma área
OS DIREITOS DE PERSONALIDADE E SUA TAXATIVIDADE
TERMO INICIAL DO ARTIGO 475-J DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Da Execução de Alimentos no Novo CPC
DENUNCIAÇÃO E POSSUIDOR DE DIREITO
COMO OBTER EXTRATO DOS EXPURGOS INFLACIONÁRIOS NO BANCO DO BRASIL (PLANOS ECONÔMICOS)
DA CONVERSÃO DA AÇÃO INDIVIDUAL EM AÇÃO COLETIVA NO NOVO CPC
Texto enviado ao JurisWay em 17/09/2010.
Anotações sobre a Exceção de pré-executividade.
A exceção de pré-executividade consiste em uma construção doutrinário-jurisprudencial e sua oposição se dá nos casos em que a matéria pode ser conhecida de ofício pelo juiz, nos temas de ordem pública, e ainda no mérito desde que haja prova pré-constituída.
Na exceção de pré-executividade, pois, por meio dela, pode-se questionar a cobrança sem a necessidade de garantia do juízo.
Esse meio de defesa tendo como objetivo afastar de plano a executividade de um título que, de início, se apresenta desprovido de força, com isso evitando a constrição de bens do executado.
A exceção de pré-executividade é restrita às matérias de ordem pública e aos casos em que a nulidade do título puder ser verificada de plano.
No geral não se atribui efeito suspensivo à execução ou à cobrança pelo fato do ajuizamento da exceção de pré-executividade.
Serão devidos honorários advocatícios se o processo de execução for extinto já em sede da exceção de pré-executividade.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |