Outros artigos do mesmo autor
Seleção para Concurseiros - Artigo 56, 57, 58 e 59 EAOAB - Conselho Seccional ...Estatuto da OAB/Código de Ética
Câncer de MamaOutros
Dívidas Impagáveis.Direito Civil
Compra de imóveis em construção. Direito do Consumidor
Seleção para Concurseiros - Artigo 51, 52, 53 54, e 55 EAOAB - Conselho Federal ...Estatuto da OAB/Código de Ética
Outras monografias da mesma área
CPFM NA CONTRA-MÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS VIGENTES NO BRASIL 4 - O PRINCÍPIO DA ISONOMIA
Lançamento tributário: natureza jurídica.
ICMS - MERCADORIA DESTINADA A USO E CONSUMO - TRIBUTAÇÃO
A ATUAÇÃO MUNICIPAL NA REPARTIÇÃO DA RECEITA DE ARRECADAÇÃO DO ICMS ENTRE O ESTADO E OS MUNICÍPIOS
O ICMS NÃO COMPÕE A BASE DE CÁCULO DO PIS/COFINS E NEM OS PRÓPRIOS PIS/COFINS
ARTIGO CIENTÍFICO: INCONSTITUCIONALIDADE DO PROTESTO DE CERTIDÃO DE DÍVIDA ATIVA
Monografias
Direito Tributário
Texto enviado ao JurisWay em 17/09/2010.
Noções de Direito Tributário.
A obrigação tributária é o vínculo jurídico pelo qual o Estado, com base exclusivamente na legislação tributária, pode exigir do particular uma prestação tributária positiva ou negativa.
Obrigação Tributária Principal: é aquela cuja criação depende sempre de lei, tendo como objeto o pagamento do tributo ou penalidade pecuniária, vale dizer que é de natureza patrimonial.
Obrigação Tributária Acessória: é criada pela legislação tributária, seu objeto, em vez de pagamento, são determinadas ações ou omissões que irão auxiliar o fisco na administração dos tributos. O objeto da obrigação acessória é sempre não patrimonial.
Enquanto a obrigação principal envolve somente o objeto maior, qual seja o pagamento do tributo ou penalidade, as acessórias são todas as demais, instrumentais cujo objeto é facilitar a localização e a exigência da principal.
Sujeito ativo: é a pessoa jurídica de direito Público que recebeu da Constituição a competência para exigir o tributo objetivado na obrigação. A União, os Estados e o Município.
Sujeito passivo: é a pessoa obrigada ao pagamento do tributo ou da penalidade pecuniária ou ao cumprimento das prestações positivas ou negativas determinadas pela legislação tributária.
Fato Gerador: é o fato ou conjunto de fatos que configuram uma hipótese de incidência da obrigação tributária.
Responsável indireto: é alguém envolvido ou não com o fato gerador, mas obrigatoriamente indicado pela lei de cada tributo.
A exigibilidade do tributo somente ocorre quando consumado o fato sobre o qual incide a norma de tributação, ou seja: quando concretiza a hipótese legal de incidência tributária.
Comentários e Opiniões
| 1) Álvaro (25/11/2013 às 16:13:54) Tudo muito claro! | |
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |