JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Renato Pinheiro Santos
Assunto: Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Minas Gerais, subseção de Montes Claros/MG Assunto: Pós-Graduação Latu Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Entidade: Faculdade Damásio Período: 11/02/2016 a 10/08/2017 Assunto: Curso de Capacitação em Processo Eletrônico Entidade: Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros Período: 2014 Assunto: Certificação Digital: Teoria Geral do Processo Judicial Eletrônico Entidade: Associação dos Advogados de São Paulo/SP em conjunto com a OAB/Montes Claros Período: 2013 Assunto: Curso de Extensão - Advocacia Empresarial Trabalhista e Previdenciária Entidade: Damásio Educacional Período: 2017 Assunto: Curso de Extensão - Contratação de Trabalhadores Entidade: FGV Online Período: 2017 Assunto: Curso de Extensão - Espécies de Trabalho Entidade: Escola Paulista de Direito (EPD) Período: 2017

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito do Trabalho

Assédio moral no trabalho vai virar crime - Análise do Projeto de Lei 4.742/01

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou último dia 13 deste mês o Projeto de Lei n. º 4.742/2001 de autoria do Deputado Federal Marcos de Jesus (PL/PE) e foi remetido em caráter de urgência para aprovação pelo Senado Federal.

Texto enviado ao JurisWay em 25/04/2019.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou último dia 13 deste mês o Projeto de Lei n. º 4.742/2001[1] de autoria do Deputado Federal Marcos de Jesus (PL/PE) e foi remetido em caráter de urgência para aprovação pelo Senado Federal. O referido projeto de lei pretende ser inserido no Código Penal Brasileiro[2] o Art. 146-A e caso seja aprovado terá a seguinte redação:

 

Assédio Moral no Trabalho

Art. 146-A. Desqualificar, reiteradamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a auto-estima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico funcional ou laboral.

Pena: Detenção de 3 (três) meses a um ano e multa. ”

 

O assédio moral ocorre quando uma pessoa, ou grupo de pessoas, exerce, de forma sistemática e frequente, sobre colega de trabalho, subordinado ou não, violência psicológica extrema, capaz de comprometer a higidez emocional. Referido moderadamente pelo anglicismo “bullying”, consiste em perseguição psicológica, a qual expõe o trabalhador à situação repetitivas e prolongadas de humilhação e constrangimento. Caracteriza-se de forma ampla, mediante a reiteração de condutas abusivas, seja por meio de gestos, palavras, comportamentos ou atitudes, as quais atentam contra a dignidade e a integridade psíquica ou física do obreiro. O assédio moral enseja a reparação civil subjetiva, decorrente da lesão ao direito da personalidade.

Normalmente, o sujeito que pratica o crime de assédio moral pode ser qualquer pessoa, homem ou mulher, desde que esteja em posição hierárquica superior em relação à vítima e, em contrapartida, o sujeito passivo, qualquer pessoa que exerça a condição subalterna, podendo ocorrer inclusive entre pessoas do mesmo gênero.

Contudo, o dia a dia tem revelado situações em que o assediador nem sempre está na condição de superior hierárquico, podendo ser o sujeito ativo, pessoa que ocupe a mesma posição, cargo ou função da vítima.

O assédio moral se constitui num ato antiético (por enquanto) que na maioria das vezes se mostra silencioso, afrontando a dignidade do obreiro, alterando seus valores, causando danos psicológicos, afetando sua qualidade de vida e sua saúde, podendo, inclusive, levar ao suicídio. São práticas de terror psicológico e abuso de poder no marco das relações baseadas no medo e na tirania.

 

Com isso, busca-se forçar o trabalhador a se desligar dos quadros de empregados (pedido de demissão) ou até mesmo impedir que este venha a ter sucesso em sua carreira profissional. Tal prática tão odiosa é fruto da excessiva competitividade do mercado aliada aos fenômenos da globalização e do neoliberalismo estatal. A vítima do assédio moral muitas vezes acaba perdendo a alegria, tornando-se uma pessoa reclusa e introspectiva, com baixa auto-estima e em casos extremos, pode até mesmo a chegar ao suicídio. Tal fato torna o assédio moral ainda mais grave que o próprio assédio sexual, por se tratar de prática mais ampla e consequentemente mais funesta.

A preocupação com os efeitos negativos do assédio moral levou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizar estudos sobre o referido instituto. O estudo demonstrou que aproximadamente 13.000.00 (treze milhões) de trabalhadores em toda União Europeia eram assediados moralmente por seus superiores, esse número representa cerca de 9% (nove por cento) do número total de trabalhadores. O estudo revelou ainda que cerca de 15% (quinze por cento) do número de suicídios ocorreram por consequência do assédio moral sofrido.

No Brasil, tendo em vista a inexistência de lei específica que criminalize o assédio moral, o abalo psicológico sofrido pelos obreiros se limita apenas ao ressarcimento pecuniário, haja vista que a obrigatoriedade de reparar o dano moral está consagrada na Constituição Federal[3], precisamente em seu art. 5º, que dispõe que a todo cidadão é "assegurado o direito de resposta, proporcionalmente ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem" (inc. V) e também pelo seu inc. X, onde "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação."

Em nível infraconstitucional, até a entrada em vigor da Lei nº 13.647/17[4] (Reforma Trabalhista), o instituto era regulamentado pelo Código de Processo Civil[5] (CPC) que em seu art. 186 prescreve: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.”, que foi discutido no artigo Dano Extrapatrimonial, qual o valor de uma vida – caso ainda não tenha lido o artigo, clique aqui.

Não se pode olvidar que o instituto jurídico da reparação dos danos morais relativos ao assédio moral se apresenta hodiernamente no Direito do Trabalho como resposta à necessária tutela da dignidade, protegendo não só a pessoa em sua integridade psicofísica, bem como a solidariedade, a igualdade e a liberdade humana. Afinal, o Direito existe para proteger as pessoas e inúmeras situações jurídicas subjetivas demandam proteção, exigindo garantias imediatas e tutela. Contudo, não se mostra razoável que o agressor seja punido exclusivamente de forma pecuniária, sob pena da perpetuação e encorajamento de tais práticas.

Tendo em vista que no Brasil vige o princípio da reserva legal em matéria penal, insculpido no art. 5º, inciso XXXIX, da Constituição[6], o qual estabelece que “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”, necessário que o PL 4.742/01 tenha aprovação de ambas as casas legislativas do Congresso Nacional. Assim, o assédio moral deixará de ser apenas uma conduta antiética e passará finalmente a ser uma conduta típica e, assim, passível da sanção penal pelo estado, desencorajando os agressores que hoje se vêm cobertos pelo manto da impunidade.



[1] Acesso em: .

[2] Acesso em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm>.

[3] Acesso em: .

[4] Acesso em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13467.htm>.

[5] Acesso em: .

[6] Acesso em: .

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Renato Pinheiro Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados