JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Frederico Silva Hoffmann
Advogado Sócio do escritório Oliveira, Hoffmann & Marinoski - Advogados Associados - Especialista em Direito do Trabalho com foco prevenção de ações trabalhistas.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito do Trabalho

A prevenção no meio ambiente do trabalho

Texto enviado ao JurisWay em 23/03/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

RESUMO

Um dos temas de extrema relevância as relações de trabalho é um ambiente de trabalho que propicie o trabalhador a se manter saudável, produtivo, sendo que a partir da aplicação de medidas preventivas, podem elevar a produtividade de seus empregados, bem como melhorar a qualidade de saúde do funcionário. Diminuindo riscos tanto a empresa, quanto seus empregados e aos clientes.

 

INTRODUÇÃO

Meio ambiente do trabalho é um conceito mais abrangente do que pensado por todos, não sendo necessariamente apenas o ambiente físico da empresa, mas sim, todos os locais pelos quais a referida empresa trabalha, sendo tanto ambiente interno, quanto externo.

 

O ambiente interno é considerado o local em que a empresa possui sede ou filial, já o ambiente externo são todas ás áreas que afetam o labor, como veículos, máquinas, fenômeno pelo qual se executa algum trabalho.

 

Assim, a necessidade de proteção ao ambiente de trabalho, se faz extremamente necessária não só a evitar demandas judiciais, aplicação de multas por órgãos fiscalizadores, mas também, proteger a própria saúde dos trabalhadores, o que como veremos, é amplamente defendido pela legislação, e também, impacta diretamente em sua produtividade.

 

1. O QUE É MEIO AMBIENTE?

De acordo com os estudiosos jurídicos (juslaboralistas e jusambientalistas) ambiente de trabalho é divido em pelo menos três elementos essenciais: O ambiente, a técnica e o homem.

 

Assim, o ambiente em si, consiste no local da prestação de serviço, englobando os itens móveis, imóveis, naturais e construções. Sendo considerado em si, pelos conjuntos físicos do trabalho.

 

O elemento técnica, nas palavras de Miguel Reale, é "o momento de aplicação, o momento 'econômico' da atividade teorética"[1].' Também podendo ser descrita, nas palavras de Guilherme Guimarães Feliciano é a "fórmula pragmática de ação para o alcance de um fim particular preestabelecido"[2]. Como a consciência humana continua indevassável, a opção finalística não pode ser combatida enquanto não minimamente objetivada - e uma dessas objetivações se dá com a técnica. Por isso, de regra, a técnica empregada denuncia o fim pretendido. [3]

 

Por último, o elemento homem, que seria a força de trabalho, sendo considerada a figura central de toda a cadeia, sendo que esta figura se faz necessária para que a cadeia seja completa, sendo considerado o ato de trabalhar a figura essencial para a configuração do ambiente de trabalho.

 

1.1. Necessidade de Cuidado do Elemento Homem

Diante do conceito de meio ambiente, resta claro que o trabalhador que despende a sua força de trabalho deve ter assegurado direito a saúde, segurança e dignidade. Sendo que tanto um ambiente saudável propiciando condições de trabalho é considerado meio ambiente de trabalho, quanto as relações interpessoais como: entre trabalhador e colegas de trabalho, superiores hierárquicos ou mesmo clientes.

Assim, para entender ainda melhor o tema, a reflexão realizada por Raimundo Simão de Melo, in verbis:

"(. .. ) enquanto o meio ambiente natural cuida da flora e da fauna; o meio ambiente cultural cuida da cultura e dos costumes do povo; o meio ambiente artificial cuida do espaço construído pelo homem; o meio ambiente do trabalho preocupa-se diretamente com a vida do homem que trabalha, do homem que constrói a nação, do homem que é o centro de todas as atrações do universo. Portanto, se é para comparar os aspectos do meio ambiente entre si(. .. ), a importância maior há de ser dada ao meio ambiente do trabalho, porque enquanto nos outros o ser humano é atingido mais indiretamente, neste, o homem é direta e imediatamente afetado pelas consequências danosas"[4]

Fica claro que deve-se haver uma preocupação com o ambiente de trabalho, sendo considerado crucial a prática de atos a assegurar que o ser humano inserido neste ambiente seja preservado, uma vez que considerado a peça chave a tal cenário.

 

2. O PRINCIPIO DA PREVENÇÃO

Inserido no ordenamento jurídico existem inúmeros princípios, sendo que um dos mais destacados é o princípio da prevenção, que consiste na prática de atos pelos quais podem ser realizados para anteceder um evento danoso.

 

Podendo ser considerado como um princípio de cautela, ou seja, a prática de um ato a fim de evitar um evento que pode ser previsto, relacionado diretamente a um risco certo, conhecido pela ciência, fundamentado no empecilho de frequência de uma atividade.

 

Assim afirma MILARÉ, (2009, P.823) “aplica-se esse princípio, como se disse, quando o perigo é certo e quando se tem elementos seguros para afirma que uma determinada atividade é efetiva perigosa”.

 

A partir deste conceito, fica claro que o princípio da prevenção demonstra a relevância de um agir antecipadamente, com a finalidade de evitar a consumação de um dano que após uma análise prévia, pode ser detectado e evitado.

 

3. A PREVENÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Como brilhantemente mencionado por Paulo Bessa Antunes[5] "O princípio da prevenção aplica-se a impactos ambientais já conhecidos e dos quais se possa, com segurança, estabelecer um conjunto de nexos de causalidade que seja suficiente para identificação de impactos futuros. Com base no princípio da prevenção, o licenciamento ambiental e, atém mesmo, os estudos de impacto ambiental podem ser realizados e são solicitados pelas autoridades públicas. (..) O licenciamento ambiental, na qualidade de principal instrumento apto a prevenir danos ambientais, age de forma a evitar e, especialmente, minimizar e mitigar os danos que uma determinada atividade causaria ao meio ambiente, caso não fosse submetida ao licenciamento ambiental.”

 

Nas palavras de Edis Milaré, a prevenção nas relações de trabalho deve-se ter "na prioridade que se deve dar a medidas que evitem o dano ao ambiente, reduzindo ou eliminando as suas causas"[6]

 

Dentro do ordenamento jurídico este tema é encontrado em diversos diplomas, como na própria Constituição Federal, quando é defendido o direito de saúde, com a redução de riscos de doenças a partir de ações que visem a sua proteção:

“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.(...)

 

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:(...)

II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;”

Inserido também na legislação trabalhista brasileira, há um capítulo com ampla proteção ao trabalhador, inserido no capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho. Onde está inserida a proteção ao empregado no que tange a normas de segurança do trabalho, bem como a obrigação do empregador em fiscalizar o seu cumprimento, o que já traz a empresa o ônus de possuir medidas a evitar riscos a segurança e medicina do trabalho.

 

Assim, fica obrigado o empregador em evitar doenças físicas e mentais de seus empregados, bem como em fornecer equipamento de proteção, o estabelecimento de exames periódicos, bem como exames admissionais, como demissionais, devendo ser atento com o elemento ambiente do trabalho, protegendo assim os empregados de enfermidades tanto físicas, quanto mentais.

 

Sendo que a proteção ao meio ambiente de trabalho é disposta em diversos diplomas legais, como: Lei 6.514/1977 (trata de insalubridade e periculosidade), 7.369/1085 (trata do adicional de 30% de periculosidade), 7.410/1985 (engenharia e segurança do trabalho) e 11.934/2009 (versa sobre a exposição humana a campos elétricos). Também atuam no campo normativo os Decretos 92.530/1986 (engenharia de segurança do trabalho), 93.412/1986 (salário adicional para a periculosidade), 4.552/2002 (inspeção do trabalho), 6.481/2008 (trata das piores formas de trabalho infantil) e a Lei 7.602/2011 (institui a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho - PNSST). Instruções Normativas do Orgão Ministerial no' 1/1994 (equipamentos de proteção respiratória), 1/1995 (avaliação de concentrações de benzeno), 2/1995 (exposição ocupacional ao benzeno), 98/2003 (norma técnica dobre LER e DORT) e 76/2009 (inspeção do trabalho rural).

 

Ainda cabe destacar a Política Nacional de Meio Ambiente, instituída pela Lei nº 6938/81, na qual concedeu instrumentos de gestão ambiental, onde deve haver ações preventivas a por parte do Estado.

 

A partir do conjunto de diplomas mencionados, resta claro que a preocupação quanto ao ambiente de trabalho é amplamente protegida pela legislação, o que impõe cada vez mais a necessidade de adoção de medidas preventivas. Ou seja, “a abordagem preventiva é mais adequada à defesa do ambiente, na medida em que o dano ambiental implica sempre um custo social elevado e deve, sempre que possível, ser evitado”[7] ainda que tratado de tema diverso, tal afirmação é diretamente relacionada ao meio ambiente do trabalho.

 

4. VALORES INDENIZATÓRIOS SOBRE O TEMA

Dentro dos Tribunais Regionais do Trabalho inúmeras são as ações trabalhistas que requerem indenizações sobre o descumprimento das normas referente ao meio ambiente do trabalho, sendo indenizações relativamente ínfimas, porém, há casos com valores expressivos.

Restrição de uso ao banheiro - Configurado o dano moral in re ipsa. Indenização arbitrada em R$ 3.000,00 (AIRR - 20139-71.2014.5.04.0025 – 2ª Turma – Relator: Ministro José Roberto Freire Pimenta).

 

Pintor receberá dano moral por trabalhar em ambiente sem condições dignas de higiene - R$8.800,00 (oito mil e oitocentos reais) (Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho - Processo: RR-43-41.2011.5.02.0463)

 

Síndrome do pânico adquirida após assaltos sofridos - Dano reconhecido e arbitrado em R$ 10.000,00 (AIRR – 76441-72.2009.5.03.0139 – 5ª Turma – Relator: Ministro Emmanoel Pereira).

 

Ofensa do superior hierárquico - No caso, a empregada foi chamada de cabeção pelo superior hierárquico. Indenização arbitrada em R$ 25.000,00 (RR – 104101-45.2006.5.15.0096 – 7ª Turma – Relatora: Ministra Delaíde Miranda Arantes).

 

Ambiente de trabalho inadequado - R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais) (Segunda Turma - Processo: RR-599600-19.2008.5.09.0021)

 

Perda auditiva de 5% por ambiente ruidoso gera indenização - R$30.000,00 (trinta mil reais) (Processo: 29900-77.2005.5.15.0109 - Terceira Turma, o relator ministro Mauricio Godinho Delgado)

 

Armário pessoal arrombado pelo empregador - Indenização reconhecida. Porém, o que chama a atenção neste caso é que o TRT havia arbitrado a indenização em R$ 1.200.000,000 e o TST reduziu para R$ 60.000,00 (RR 183240-61.2003.5.05.0021 – 2ª Turma – Relator: Ministro Renata de Lacerda Paiva).

 

Acidente de Trabalho - Indenização R$100.000,00 (cem mil reais). (TRT 1ª Região, 0001095-77.2010.5.01.0223 – RTOrd, Julgamento: 26/11/2014)

 

Morte do empregado em acidente de trânsito - No caso, o acidente foi causado por excesso de velocidade habitual de conhecimento da empresa. Dano reconhecido e arbitrado em R$ 150.000,00 (RR 4300-38.2006.5.03.0114 – 6ª Turma – Relator: Ministro Aloysio Corrêa da Veiga).

Assim fica claro que a Justiça do Trabalho possui ampla proteção aos casos de violão ao direito de saúde, tanto físico quanto moral, o que podem representar valores expressivos.

 

5. CONCLUSÃO

A partir do conjunto de leis trazidas, bem como a própria Carta Magna, fica claro que o meio ambiente do trabalho é amplamente protegido pelo Estado, que tem o dever de garantir a saúde do trabalhador, sendo que o zelo sobre o cumprimento recai sobre a empresa, a qual tem o dever de fiscalizar e prevenir que eventos danosos ocorram.

 

Ainda, pode-se concluir que a política preventiva é extremamente vantajosa ao empregador, pois em casos de descumprimento este assume a responsabilidade pelo dano ao trabalhador, bem como ao terceiro prejudicado.

 



[1] MIGUEL REALE. Filosofia do direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 382.

[2] FELICIANO, Guilherme Guimarães. Teoria da imputação objetiva no direito penal ambiental

brasileiro . São Paulo: Ed. LTr, 2005. p. 283.

[3] MARANHÃO, Ney. Meio ambiente do trabalho: descrição jurídico-conceitual. Revista de Direito do Trabalho. vol. 170. ano 42. p. 139-165. São Paulo: Ed. RT, jul.-ago. 2016.

[4] MELO, Raimundo Simão de. Op. cit., p. 304.

[5] ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 11. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2008.

[6] Milaré, Edis. Direito do Ambiente, 3ª ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2.004, pp. 143-146

[7] DINIZ, 2009, p. 248

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Frederico Silva Hoffmann).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados