JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Patrícia Mendanha Dias
Estudante de direito da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Assistente jurídica.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito do Trabalho

O Trabalho Análogo ao de Escravo frente ao atual Estado Democrático de Direito

O presente trabalho visa à explanação da impactante realidade de trabalhadores que vivenciam precárias condições de labor, lhe sendo cerceados direitos e garantias, notadamente a dignidade da pessoa humana.

Texto enviado ao JurisWay em 05/06/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

1.            INTRODUÇÃO

 

O vocábulo trabalho deriva do latim tripalium, instrumento feito de três paus afiados, utilizado para práticas de tortura, cujo surgimento remonta à Roma Antiga. A origem da palavra, como se vê, remete a realização de atividades forçadas, penosas, expondo o indivíduo a uma árdua realidade de trabalho exaustivo.

 

De fato, ao longo da história, o trabalhador foi intensamente objurgado, sem que lhe fossem garantidos direitos e limites ao poder de mando do tomador de sua mão de obra. Entretanto, atualmente, a realidade é completamente diversa de outrora, pelo que o Direito do Trabalho regula todas as relações de labor e impõe regras que assegurem aos trabalhadores a liberdade, dignidade e qualidade de vida, estabelecendo, ademais, limites ao poder diretivo, regulamentar e disciplinar do empregador.

 

Nestes termos, diante da atual conjuntura do Estado Brasileiro, torna-se inconcebível admitir a existência hodiernamente de indivíduos que são expostos a condições de trabalhado análogo ao de escravos, sendo mister a adoção de medidas severas que penalizem os agentes aliciadores desta mão de obra, reprimindo, outrossim, esta pratica criminosa.

 

2.            BREVE CONTEXTO HISTÓRICO

 

O trabalho escravo no Brasil foi abolido com a promulgação da Lei 3.353, de 13 de maio de 1888, conhecida como Lei Áurea.

 

Posteriormente, durante o século XX, foram ratificadas inúmeras normas internacionais que reprimiam o trabalho escravo. A primeira convenção recepcionada pelo Estado Brasileiro ocorreu em 1957, no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e dispunha sobre o Trabalho Forçado ou Obrigatório (Convenção nº 29 OIT), seguido da Convenção nº 105, de 1965, sobre a Abolição do Trabalho Forçado, entre diversos outros diplomas internacionais ratificados pelo Brasil.

 

Atualmente, a Constituição Federal de 1988, define entre os fundamentos que regem a República, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (art 1º, incisos III e IV), o que, de plano, evidencia a vedação ao trabalho escravo.

 

Ademais, o Código Penal, em seu artigo 149 define como crime a redução a condição análoga à de escravo, definindo a pena de reclusão de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

 

 

3.            DA REALIDADE ATUAL

 

Segundo a atualização cadastral constante no sítio eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), no ano de 2012, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do MTE, libertou 2.094 trabalhadores em condições equivalentes a de escravo.

 

Estes trabalhadores são de todas as etnias - diversamente do modelo de escravidão do Brasil escravocrata -, e pertencem a classes sociais desprivilegiadas economicamente, sendo aliciados por intermediadores que apresentam a oportunidade de emprego com salários acima da média e possibilidade de alcance de melhores condições de vida para o trabalhador e sua família.

 

Nestes termos, segundo ainda a pesquisa realizada pelo MTE, o setor que mais apresentou trabalhadores nesta condição foi o da pecuária, plantio e extração de madeira e carvão, sendo no estado do Pará encontrado o maior número de estabelecimentos com trabalhadores submetidos a esta realidade, no total de 34. No estado do Tocantins foram encontrados 16 estabelecimentos, seguidos de Goiás (9), Amazonas (8), Mato Grosso (8), Maranhão(8) e Piauí(8). No estado de Minas Gerais foram localizados 6 locais com trabalhadores em situação correspondente à de escravos.

 

Nesta realidade, todavia, salienta a existência de obras públicas executadas por empresas privadas que exploram trabalhadores. Em 22 de fevereiro de 2013, no endereço eletrônico do Ministério Público do Trabalho[1], noticiou-se a descoberta da construção de unidade de pronto-atendimento da cidade de Valinhos, SP, executada por empresas que utilizam de mão de obra em condições equivalentes a de escravo.

Após a operação realizada pelo MTE conjuntamente com o MPT, a empresa foi autuada, os alojamentos precários em que permaneciam os empregados foram interditados, e, ainda, determinou-se o pagamento de todas as verbas trabalhistas devidas, bem como as despesas de retorno dos trabalhadores à terra de origem da qual foram aliciados. Determinou-se ainda que a Prefeitura do Município fiscalizasse o Termo de Ajustamento de Conduta firmado daquela ocasião, sob pena de multa de R$40.000,00 (quarenta mil reais).

 

Neste mesmo sentido, em 20 de fevereiro de 2012, o MPT noticiou ainda[2] outra operação conjunta com o MTE, a qual flagrou “cinco bolivianos em condições análogas a de escravo em oficina de costura que fornecia roupas à Lojas Americanas, via empresa HippyChick Moda Infantil (com a etiqueta Basic+Kids)”.

 

Outras operações que ganharam repercussão nacional foram noticiadas em reportagem especial do Programa de Televisão “A Liga”, que flagrou trabalhadores em Goionésia/PA, e Oficinas de Costura que forneciam roupas para a empresa de vestuário Zara. Segundo a reportagem, cerca de 200 mil bolivianos trabalham nestas condições, e no caso específico da Zara, em tão somente uma intermediária da empresa, foram encontradas 33 oficinas clandestinas, com mais de 50 mil pessoas laborando em condições análogas a de escravo.

 

Todavia, não obstante as inúmeras operações neste sentido, consoante o Quadro Geral de Operações de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo, de 1995 a 2012, aumentou-se, significativamente, a quantidade de operações e trabalhadores encontrados nas condições ora analisadas. Em 1995, foram realizadas 11 operações e resgatados tão somente 84 trabalhadores, ao passo que em 2012 foram realizadas 135 operações com o resgate de 2.560 trabalhadores. Entretanto, o maior índice de trabalhadores encontrados neste ínterim foi no ano de 2007, no total de 5.999 resgatados e 116 operações realizadas.

  

4.            DAS POLÍTICAS ADOTADAS PARA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS A DE ESCRAVO

 

Em 1994 o Ministério do Trabalho, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria de Polícia Federal, firmou termo de compromisso com a finalidade de conjugar esforços visando a prevenção, repressão e erradicação de práticas de trabalho forçado, de trabalho ilegal de crianças e adolescentes, de crimes contra a organização do trabalho e de outras violências aos direitos à saúde dos trabalhadores, especialmente no ambiente rural.

 

Atualmente, diversas são as ações realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, este vinculado ao Governo Federal, assim como pelos Ministérios Públicos da União, entidades não governamentais e organismos internacionais no sentido de fazer prevalecer os direitos humanos e, por conseguinte, erradicar o trabalho nas condições ora apresentadas.

 

Dentre diversos projetos neste sentido, cumpre destacar aqueles que mais diretamente tem interferido nesta realidade.

 

O Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Resolução 05/2002 da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), criou o Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, atendendo às determinações do Plano Nacional de Direitos Humanos.

 

O Programa definiu propostas estabelecidas a certos e determinados responsáveis pela implantação e o prazo de conclusão. Dentre outras propostas, responsáveis e prazos, destaque o seguinte, constante na Cartilha do Plano, às fls. 13:

 

Proposta: Estabelecer estratégias de atuação operacional integrada em relação às ações preventivas e repressivas dos órgãos do Executivo, do Judiciário e do Ministério Público, da sociedade civil com vistas a erradicar o trabalho escravo.

Responsáveis: Presidência da República, SEDH, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, MTE, MJ, MPF/PFDC, MPT, MMA/IBAMA, MDA/INCRA, MF/SRF, MPS/ INSS, MAPS, PRF, PF, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, OAB, ANTT, CPT, CONTAG, CNA,

AJUFE, ANAMATRA e Sociedade Civil

Prazo: Curto Prazo.

 

Ademais, o Plano estabeleceu melhorias da estrutura administrativa do grupo de fiscalização móvel, determinando, dentre outras, o aumento do número de agentes, veículos equipados e realização de concurso para os cargos de auditor fiscal do Trabalho.

 

Ainda, determinou-se melhorias na estrutura administrativa da ação policial, na estrutura administrativa do Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, Ações específicas de promoção da cidadania e combate a impunidade, ações de conscientização, capacitação e sensibilização.

 

Posteriormente, em 2008, o MPT lançou o Segundo Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, com o objetivo de atualizar o primeiro plano lançado, oportunidade na qual o então Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, destacou a fl. 9 a respeito do projeto anterior:

Hoje, o País pode se orgulhar do reconhecimento internacional que obteve a respeito dos progressos alcançados nessa área: 68,4% das metas estipuladas pelo Plano Nacional foram atingidas, total ou parcialmente, segundo avaliação realizada pela Organização Internacional do Trabalho – OIT. Para se quantificar esse avanço, registre-se que entre 1995 e 2002 haviam sido libertadas 5.893 pessoas, ao passo que, entre 2003 e 2007, 19.927 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados dessa condição vil pelo corajoso e perseverante trabalho do Grupo Especial de fiscalização Móvel, sediado no Ministério do Trabalho.

 

Este segundo plano foi subdivido em ações gerais, ações de enfrentamento e repressão, ações de reinserção e prevenção, ações de informação e capacitação, ações específicas de repressão econômica.

 

Por fim, cumpre salientar a recente Portaria Interministerial nº 2, de 12 de maio de 2011, o qual criou um cadastro de empregadores que tenham submetido a trabalhadores a condições análogas a de escravo, comunicando a diversos setores da Administração, bem como ao Banco Central do Brasil e outros bancos federais, impedindo estas empresas de obterem financiamentos e programas econômicos governamentais.

 

5.            DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Por tudo que foi exposto, observa-se que a realidade de milhares de trabalhadores que são submetidos a precárias condições de labor ainda é sobejamente presente em nosso país. Os números de empresas autuadas por praticarem esta conduta criminosa é alarmante e exige políticas severas de repressão.

 

Todavia, não obstante as inúmeras ações governamentais neste sentido, a erradicação in totum desta realidade ainda em muito se distancia da realidade do nosso país. Para isto, mister a conscientização da população dos direitos trabalhistas e a participação social no sentido de denunciar estas praticas criminosas.

 

6.            REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

 



[1] http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgsAADU6B8JE75UEdTYnQb4ACOBgR0h4Nci1OFj7MRXnmw60DyeOz388jPTdUvyA2NMMgMSAcAVwQDMA!!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlZKRzI!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/comunicacao/noticias/trabalho+escravo+flagrado+em+obra+da+prefeitura+de+valinhos

[2] http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgsAADU6B8JE75UEdTYnQb4ACOBgR0h4Nci1OFj7MRXnmw60DyeOz388jPTdUvyA2NMMgMSAcAVwQDMA!!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlZKRzI!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/mpt/portal+do+mpt/comunicacao/noticias/lojas+americanas+vendem+produtos+de+trabalho+escravo

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Patrícia Mendanha Dias).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados