JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Função da Pena: Teoria Retributiva


Autoria:

Thiago Santos De Morais


Policial Militar, Bacharel em Direito da Universidade Tiradentes

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Análise da teoria retributiva, trazendo conceito e o pensamento dos principais doutrinadores

Texto enviado ao JurisWay em 29/05/2012.

Última edição/atualização em 06/06/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

                                                                                                                                                                Thiago Santos de Morais*

 

Palavras-Chave: Função- Pena- Retributiva

 

            Sumário: 1- Introdução. 2- Teorias Sobre a Função da Pena. 3- Teorias Retributivas ou Absolutas. 3.1- Kant. 3.2- Hegel. 4- Conclusão.

 

1-    Introdução

 

Durante todo o tempo de existência do que conhecemos hoje como Estado, houve agregado a este o instituto da pena, que sempre fora utilizado por aquele para convalescer e ordenar a convivência dos homens na sociedade, e com o fim de proteger de eventuais lesões os bens jurídicos relevantes. Com a evolução do Estado evolui-se também o Direito Penal, tendo em vista que a pena está inserida dentro de um modelo socioeconômico de determinado Estado e terá variações ligadas intimamente a forma que esse Estado se encontra.

2-    Teorias Sobre a Função da Pena

 

Dentre as diversas teorias doutrinárias que visam explicar a função da pena, analisaremos neste artigo os conceitos da função retributiva da pena, contudo, vale lembrar que existem outras teorias, a da função preventiva, assim como as teorias Unificadoras, e também conceitos mais modernos a exemplo da Função da Prevenção Geral Positiva.

3-    Teorias Retributivas ou Absolutas

 

Com essa teoria se tinha a idéia de que a pena seria apenas um castigo que o individuo teria que pagar pelo seu ato infracional, ou seja, a pena seria a retribuição do Estado pelo crime cometido contra a ordem coletiva. Nos dizeres do ilustre jurista Cezar Roberto Bittencourt, o esquema retribucionista, atribui à pena, exclusivamente, a difícil incumbência de realizar a justiça. Dois grandes filósofos discorreram posições a respeito dessa teoria, emplacando assim teorias próprias dentro do conceito retributivo, são eles: Kant, com uma fundamentação de ordem ética, e Hegel, com uma fundamentação de ordem jurídica.

3.1- Kant

 

            Seguindo o pensamento de Kant, não é digno de cidadania aquele que não realiza o que as leis dispõe. Sendo de responsabilidade de o soberano impor uma sanção a este indivíduo. Vale lembrar, que este filósofo encara a lei como sendo um imperativo categórico, ou seja, determinado mandamento não segue outra finalidade a não ser a sua própria representação.

            Para Kant, a pena deve ser aplicada simplesmente porque o mandamento legal foi violado, sem se preocupar se a pena trará algum benefício para o acusado ou para a sociedade, importando apenas o castigo ao indivíduo. Contudo, o pensador não deixou de falar da espécie e da medida da sanção, optando por defender o ius taliones, porém seguindo a pretensão do Estado e não do particular, no qual, afirma, “o mal não merecido que fazes a teu semelhante, o fazes a ti mesmo, se o desonras, desonras a ti  mesmo, se o maltratas ou o matas, maltrataste e matas a ti mesmo.”.

3.2- Hegel

 

            O pensamento de Hegel é no sentido de que a pena deve ser aplicada para restaurar o status anterior ao crime, ou seja, resgatar a ordem que foi abalada pelo indivíduo que infringiu a lei. Hegel, resumiu seu pensamento na seguinte frase: “A pena é a negação da negação do direito”.

            Bittencourt, destaca na teoria hegeliana a evidente utilização do método dialético, no qual, diz que a “tese” está representada pela vontade geral, ou, se assim preferir, pela ordem jurídica; a “antítese” resume-se no delito como a negação do mencionado ordenamento jurídico, e, por último, a “síntese” vem a ser a negação da negação, ou seja, a pena como o castigo do delito.

4-    Conclusão

 

Por fim, resta lembrar que outras teorias retributivas ou absolutas foram tratadas por diversos pensadores de alta estirpe intelectual, como Carrara, Binding, Mezger, entre outros.

      Ao analisarmos e contemporanizar a teoria acima exposta, podemos chegar a conclusão de que: da forma como é executada as penas hoje no Brasil, pode-se dizer que se trata de uma verdadeira retribuição, pois a máxima de ressocialização, que é uma primordial função que a pena deveria alcançar, é na verdade um mito, devido a grande falta de políticas públicas de matéria penal/ criminal, mais especificamente no sistema prisional. Deixando os apenados em total descaso, em situações de degradação humana, tanto físico, quanto moral. A pena acaba assim servindo apenas para não deixar o indivíduo impune aos olhos da sociedade.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

Teorias da pena e sua finalidade no direito penal brasileiro, http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/2146

 

BITTENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal, vol I. 14. Ed. ver. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva. 2009.

 

RAIZMAN, Daniel Andrés. Direito Penal 1: Parte Geral. 2. Ed. São Paulo: Saraiva. 2008. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Thiago Santos De Morais) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados