JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Relação entre o filme A VILA com o texto de Durkheim sobre solidariedade mecânica e orgânica


Autoria:

Carlos Eduardo Coelho Teófilo


Possuo uma empresa no ramo de dedetizações, mas sempre procuro me satisfazer profissionalmente sem sucesso até esse ano, depois de várias faculdades, entrei no direito esse ano e realmente, enfim, encontrei o curso que quero. Direito-FIC.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 04/11/2009.

Última edição/atualização em 05/11/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

    O que dizer sobre proteger nossas famílias de um mal aterrador que enfrentamos intitulado de violência? Bem, o filme A Vila nos faz pensar sobre se pudéssemos nos isolar em um ambiente em que não tivéssemos interferências externas, um lugar que prevalecesse a lei em que todos fossem cumpridor dela. É o que Durkheim em seu texto sobre solidariedade mecânica e individual nos mostra, se houver um entendimento comunitário que todos devem fazer um determinado serviço, que toda a sociedade deva exercer quase que as mesmas atividades (consciência coletiva), enfim, esta  tende a ser cumpridora das leis, assim sendo , realmente punirá aqueles que desobedecerem tais.

     No filme vi uma espécie de “ lavagem cerebral “ onde são impostos pelos mais velhos todos os ensinamentos do qual acham necessários para que os alunos não possam refletir se realmente não existe algo além do que são exigidos pela sociedade. Vimos também quando alguém resolve refletir e buscar respostas há uma punição pelo descumprimento da lei, ou seja, de acordo com Durkheim a consciência individual não pode prevalecer se esta não correlacionar-se com a consciência coletiva.

     Portanto, existem vantagens e desvantagens em relação à solidariedade mecânica ( consciência coletiva ) e solidariedade orgânica ( consciência individual ) pois na primeira, como vimos no filme, podemos observar a aplicação de um direito repressivo, onde o não cumprimento das leis realmente punem, mas também cabe a nós pensarmos se essas leis realmente são corretas, pois em uma sociedade desse tipo a liberdade de expressão, o individualismo, não pode ser posto em prática.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Carlos Eduardo Coelho Teófilo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Ricardo Farias (14/11/2009 às 12:31:29) IP: 200.165.113.182
Acredito que nós fomos criados com um "cerne" que procura sempre algo novo, algo a descobrir e não, sumariamente, algo já descoberto e com delimitações muito estreitas que afligem o nosso interior como seres humanos!


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados