JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Será o fim do JurisWay?
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Qual a real natureza das multas administrativas aplicadas pelo INMETRO/IBAMETRO?


Autoria:

Ben-eli Dias De Melo


Advogado, Administrador, Mediador Judicial, com MBA em Controladoria Empresarial, experiência como Advogado nas áreas de Metrologia Legal, e defesa de multas administrativas (INMETRO/IBAMETRO; PROCON) e agências reguladoras (ANATEL, ANP, ANVISA, ANEEL, ANAC, ANTAQ, ANA, ANM, ANCINE) (71) 98130-4917/(71) 3341-0791

Endereço: Salvador Shopping Business, Torre América, 1057 - Conjunto 302/303
Bairro: Caminho das Árvores

Salvador - BA
41820-020

Telefone: 71 33410791


envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

A INAPLICABILIDADE DA LEI DO FAROL ACESO EM AVENIDAS DO PERÍMETRO URBANO: Incongruências, arbitrariedades e indústria monetária.

Usuário ou Consumidor de Serviço Público?

Regimento interno do TJDFT comentado

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: e as discussões acerca de sua inconstitucionalidade

TRIBUNAIS DE CONTAS

FORMAS DE CONTROLE SOBRE AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Da abusividade na cobrança de multa por aumento no consumo de água sem efetivo racionamento

CONCURSO PÚBLICO: UMA VINCULAÇÃO RECÍPROCA - O direito subjetivo à nomeação de candidatos aprovados em concurso público

A PRESENTE OCORRÊNCIA DE ABUSO DE PODER NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO COMO FATOR INPEDITIVO À INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO E DO POSTERIOR AJUIZAMENTO DA AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Mais artigos da área...

Resumo:

Metrologia Legal - Multas Administrativas

Texto enviado ao JurisWay em 23/07/2018.

Última edição/atualização em 29/07/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Quem nunca buscou identificar o Selo do INMETRO na hora de comprar um brinquedo para seu filho, ou na compra de um aparelho eletrônico para sua nova casa? São inúmeros os produtos e instrumentos que passam pelo crivo de certificação e verificação do INMETRO.

O Selo do INMETRO está na maioria dos produtos, quem busca comercializar seu produto no mercado nacional, ou internacional e quer associá-lo a qualidade, credibilidade e confiança deve buscar a certificação como forma de agregar valor. No Brasil, o INMETRO é o órgão responsável por sistematizar e conduzir o processo de certificação de produtos, na Bahia - o IBAMETRO é o órgão delegado responsável em exercer essa atividade.

De acordo com a Lei 9.933/99, um dos papeis do órgão é avaliar o atendimento do produto às normas nacionais e internacionais e aos padrões de qualidade, entre outros - até aí, tudo dentro da conformidade, ocorre que o INMETRO tem maximizado seu papel arrecadador, em detrimento de um papel pedagógico, de orientação e instrução da empresa, comércio, indústria e/ou qualquer cidadão que tenha interesse em produzir e comercializar novos e específicos produtos.

Além da certificação, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), tem atuado fiscalizando e multando empresas e cidadãos, nos mais diversos produtos e instrumentos, interditando, e/ou apreendendo como: Balança; Bombas de Gasolina; Taxímetro; Brinquedos; Produtos Têxteis; Produtos Eletroeletrônicos; Alimentos; Esfignomanômetro; Colchões, Pneus; Botijões de Gás; Extintores de Incêndio, Cronotacógrafos; Produtos Pré-medidos, e/ou qualquer outro produto/instrumento que esteja em desacordo com as normas técnicas previstas em lei, em especial a Norma Metrológica.

A fiscalização é diversificada e abrangente, de forma que tanto o pequeno comerciante pode ser notificado por sua balança não estar auferida, ou com o selo do INMETRO (ex.: a marca de verificação, indicando o seu prazo de validade), como a grande rede varejista, pode ter seus produtos apreendidos, e após perícia serem reprovados no critério individual, ou da média em suas quantidades. Até o profissional liberal, como o médico, pode ter o seu aparelho de pressão arterial - Esfigmomanômetro digital, ou mecânico reprovado após verificação.

Balanças com problemas poderão acarretar uma multa de três mil reais, ou mais.  Mercadinhos de bairro e Padarias que vendem pães por unidade ao invés de pesarem, podem ser autuadas e multadas entre oitocentos a mil reais. As pequenas empresas na sua maioria pagam as multas sem apresentar defesa, sendo essas as principais vítimas dos fiscais, que sabem dessa complacência.

O autuado pode apresentar defesa do auto de infração, e caso seja aplicada a penalidade, (geralmente é aplicado multa), ele pode recorrer ao CONMETRO, mantida a decisão, se não pagar será negativado nos órgãos de proteção ao crédito, com extração de Certidão de Dívida Ativa - CDA e protestada em cartório. No caso de ser protestado será ajuizada execução fiscal com penhora de valor em conta bancária ou bens na ausência de dinheiro.

O INMETRO/IBAMETRO tem oferecido 30% de desconto nas multas que forem pagas dentro do prazo, como não há critério de valoração, essa nova determinação aumentou e muito a arrecadação, pois o autuado entende que está obtendo um benefício.

Nesta dinâmica, onde procedimentos/ensaios de fiscalização são específicos para cada tipo de produto e instrumento, o caráter preventivo para adequação a legislação metrológica deve prevalecer. Um exemplo de prática preventiva que pode ser introduzida pelo pequeno comerciante em sua rotina, é a simples verificação se a balança de seu estabelecimento esta desnivelada, evitando assim erros na pesagem. No caso das Grandes Redes Atacadistas e Varejistas, um check-list de verificação de produtos na abertura de loja, com verificação das condições do produto, como prazo de validade e peso pode minimizar problemas em relação à verificação de produtos pré-medidos - in natura, ou minimamente processados, que sofrem alteração por secagem natural, condições climáticas e de acondicionamento.

Diante do caráter técnico da norma metrológica, e de sua natureza majoritariamente arrecadatória do órgão, como discorremos, é fundamental que a empresa, comerciante, ou cidadão busque um profissional da área de direito, com expertise na área de METROLOGIA LEGAL, que atue tanto na esfera administrativa, como judicial (inclusive um dos caminhos seria o ajuizamento de AÇÃO ANULATÓRIA DE MULTA OU TAXA), atuando também como consultor, atento as mudanças decorrentes da norma extravagante metrológica, dos aspectos técnicos exigidos, orientando e sugerindo mudanças e soluções de acordo com a realidade de cada empresa/cidadão – papel esse que não tem sido cumprido pelo INMETRO/IBAMETRO.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Ben-eli Dias De Melo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados