JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Arbitragem no Direito Imobiliario


Autoria:

Priscila Moreira Magni Pinto


Priscila Moreira Magni Pinto Bachael em Direito pela Universidade Nove de Julho Pós Graduada em Direito Civil e Processo Civil pelo Complexo Andreucci Pós Graduanda em Direito Imobiliario e Registral pelo Legale Educacional

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A arbitragem é como um instrumento alternativo para a solução de conflitos relativos aos direitos patrimoniais e disponíveis, por um árbitro escolhido pelas partes no qual facilitara a resolução do conflito emitindo uma sentença arbitral final.

Texto enviado ao JurisWay em 16/07/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A arbitragem e a conciliação esta inserida em vários ramos, mas na área imobiliária, talvez por falta de divulgação, ainda esta caminhando.

Todo tipo de conflito imobiliário, envolvendo direito patrimonial disponível pode ser solucionado através da arbitragem e isso traria grandes vantagens frente ao judiciário.

Vários ramos do direito imobiliário seriam beneficiados, como a locação de imóveis, inadimplência, problemas condominiais são alguns exemplos.

A arbitragem é uma ferramenta hábil para resolução de conflitos de maneira rápida e eficaz para o mercado imobiliário.

 

A arbitragem e a conciliação já vêm mostrando há algum tempo varias vantagens em sua utilização.

A celeridade e um argumento inquestionável na resolução de conflitos.

O mercado imobiliário e um dos setores comprovadamente que mais acumula processos de natureza civil, segundo pesquisas do CNJ.

¹O que poucos sabem, é que há outras formas de solucionar os conflitos, como a Arbitragem, a Mediação e a Conciliação, que são instrumentos para resolver os conflitos fora da esfera do Judiciário, de uma forma rápida, amigável, sigilosa, constitucional e informal.

Uma característica importante da arbitragem e sua agilidade.  O arbitro leva as partes a um acordo, por meio da tentativa de conciliação, após esgotada todas as tentativas e que se emite a decisão, chamada de sentença arbitral, que tem a  mesma força da sentença judicial. O diferencial na arbitragem, e que ela e definitiva, não cabe recurso, tornando-a, assim, mais célere, evitando os infindáveis recursos.

 

A arbitragem é um recurso previsto na Legislação Brasileira e vem sendo muito utilizada. Trata-se de uma forma legal de resolução de conflitos.

A lei que regulamenta a arbitragem no Brasil é a lei nº 9.307, de 26 de setembro de 1996.

 

A principal característica da arbitragem é que ela ocorre fora do Poder Judiciário e a decisão dos árbitros não dá direito a recursos, ou seja, não se pode questionar a decisão, sendo ela definitiva devendo ser acatada pelas partes envolvidas.

 

²A sentença arbitral faz coisa julgada material (auctoritas rei iudicanae), de modo que a parte dispositiva dela se apresenta dali por diante com o imutável e incontestável.

 

A arbitragem pode ser utilizada em todos os casos que envolvam direitos disponíveis.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Priscila Moreira Magni Pinto) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados