envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHODireito do Trabalho
Outros artigos da mesma área
Liberdade provisória com ou sem fiança
Modelo petição de extinção da punibilidade.
As características marcantes do direito penal positivo brasileiro
ÁLCOOL, DROGAS E CRIMINALIDADE EM MULHERES
A questão da legalidade da perícia em smartphones
Aplicação do princípio da insignificância em tutela de bens jurídicos supra-individuais
Aborto: Descriminalizar versus Banalizar
SEMIOLOGIA DO MITO NO DIREITO PENAL
Abolição da circunstância atenuante da menoridade e redução do prazo prescricional.



Resumo:
O tema pautado na precariedade do sistema prisional brasileiro, demanda extrema atenção, por se tratar de matéria que engloba muitos princípios constitucionais, tais como a dignidade da pessoa humana, a legalidade, etc ; que não devem ser olvidados ,
Texto enviado ao JurisWay em 18/06/2018.
Última edição/atualização em 03/07/2018.
Indique este texto a seus amigos 
O sistema penal exerce uma importante função social, que é sancionar condutas que influenciam negativamente, o equilíbrio e o prosseguimento da vida em sociedade, repreendendo o indivíduo autor de tais condutas por meio de punições diversas, inclusive privando-o de sua liberdade.
No entanto, contemplamos grande divergência entre discurso e prática, ou seja, o que ocorre fáticamente não faz jus ao previsto em lei. Sendo assim, a desorganização e inexistência de melhor planejamento, no âmbito estrutural e mesmo psicológico no sistema carcerário, impossibilita a efetivação dessa forma de punir, acarretando uma problemática no que tange a reinserção harmônica do indivíduo na sociedade.
Inúmeros problemas são enfrentados pelo Brasil no sistema penitenciário, sendo assim, o Estado não obtém resultado na recuperação do apenado. A consequência disso são rebeliões, atentados, tortura, ingressão de materiais ilícitos que dão suporte ao crime, negligência, que constatam o caos do sistema.
A modificação desse cenário lastimável, só seria possível, com a utilização efetiva das leis expressas em nosso ordenamento jurídico e elaboração de uma nova política carcerária, possibilitando superiores condições aos apenados, objetivando seu regresso harmônico à sociedade. No tocante à pena privativa de liberdade, levando em conta que a precariedade carcerária não restaura a estrutura do indivíduo.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |