JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Novas modalidades de Intervenção de Terceiros no Novo CPC


Autoria:

Filipe Mahmoud Dos Santos Vigo


Advogado no Rio de Janeiro. Bacharel pelo Centro Universitário LaSalle com bolsa integral pela monitoria nos núcleos Cível e Criminal. Atua principalmente, hoje, nas áreas Cível, Família e Tributária. Fluente em Espanhol e Inglês, cursando extensão de Inglês Jurídico (Contracts and Litigation) na FGV.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Principais pontos sobre a reforma trabalhista.
Direito do Trabalho

FAMÍLIAS POLIAFETIVAS E A SUCESSÃO LEGÍTIMA
Direito de Família

Outros artigos da mesma área

A EFICÁCIA DO MANDADO DE INJUNÇÃO NA ATUAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O PENSAMENTO JURISPRUDENCIAL SOBRE O ASSUNTO

CONTESTAÇÃO AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

Características legais e jurisprudenciais do litisconsórcio.

DA POSSIBILIDADE DOS EFEITOS MODIFICATIVOS OU INFRINGENTES NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Deserção da ação. Convalescença.

A Nova Dogmática Hermenêutica do Processo Civil Brasileiro Face ao Neoconstitucionalismo

A IRREVERSIBILIDADE DO PROVIMENTO ANTECIPADO - UMA ANÁLISE DO § 2° DO ARTIGO 273 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Teoria Geral do Processo: As Diferentes Visões Teóricas que Surgiram no Decorrer da História do Direito Sobre o Processo

A Insolvência Civil

AS NOVAS PREMISSAS DO PROCESSO DE EXECUÇÃO REFORMADO: Processo de Execução de Título Judicial

Mais artigos da área...

Resumo:

A inclusão do Amicus Curiae e do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica como modalidades de Intervenção de Terceiros.

Texto enviado ao JurisWay em 11/07/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O novo CPC veio e com ele diversas inovações ocorreram. Muitos institutos se mantiveram como anteriormente, mas muitos foram modificados, dentre os quais a Intervenção de Terceiros, que abordaremos no presente artigo. 

No código anterior tínhamos 05 modalidades, o que se mantém nesse novo código, contudo as modalidades Oposição e Nomeação a autoria deixaram de integrar o hall das intervenções. Ambos os institutos ainda existem em nosso ordenamento jurídico. A oposição pode ser feita através de ação autônoma com procedimento especial e a nomeação à autoria é alegável em contestação, na forma dos artigos 338 e 339 do Código de Processo Civil.

No lugar das duas modalidades que saíram, foram incluídas no hall das intervenções o Amicus Curiae e o instituto da Desconsideração da Personalidade Jurídica. O presente artigo trará especificamente sobre essas duas modalidades. Começaremos pela primeira citada.

O Amicus Curiae foi incluído pelo artigo 138 do novo código de processo civil. Apesar de constar como uma modalidade de intervenção de terceiro, o STF ainda não se manifestou sobre tal alteração. Até a vigência do presente diploma legal, o entendimento do Supremo era de que o Amicus Curiae é um auxiliar eventual do juízo (Informativo 499, STF / ADI-3615).

De acordo com o artigo supramencionado, pode servir como Amicus Curiae pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada. Podendo ser requerido pelas partes, pelo terceiro ou de ofício devido a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da demanda.

O procedimento para tal é bem simples. Inicia-se com um requerimento, para o caso das partes ou do terceiro, podendo ser feito, ainda, de ofício; após, o juiz ou relator (afinal pode ser admitido em qualquer grau de jurisdição) defere o ingresso ou requer manifestação, em decisão irrecorrível. Por fim, é definido quais os seus poderes dentro do processo.

Vale ressaltar que a decisão que defere a entrada do Amicus Curiae é irrecorrível, porém o mesmo não vale para a decisão que o indefere, cabendo contra tal Agravo de Instrumento na forma do artigo 1.015 do NCPC, se proferida pelo juiz ou Agravo Interno com fulcro no artigo 1.021 daquele mesmo diploma legal, se proferida pelo relator.

Avançando no assunto, passaremos agora para o instituto da Desconsideração da Personalidade Jurídica, prevista nos artigos 133 a 137 do novo código de processo civil.

Este instituto é muito conhecido dos advogados que militam na área consumerista, em especial nos Juizados Especiais, onde tem a sua aplicação expressa (artigo 1.062 do NCPC).

A presente modalidade de intervenção é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução de sentença fundada em título extrajudicial, conforme disposição do artigo 134 do diploma legal processual cível.

Ressalvado o caso de seu requerimento na petição inicial, caso onde seria feito um litisconsórcio passivo inicial com a citação da pessoa jurídica ou do sócio (artigo 134, §2º do NCPC), é obrigatória a instauração do incidente, que deve ser imediatamente comunicada ao cartório distribuidor para as anotações devidas (art. 134, §1º do NCPC).

Ao contrário da modalidade anteriormente abordada no presente artigo, este não pode ser instaurado de ofício, podendo apenas ser requerido pela parte ou pelo MP, que deverá mostrar o preenchimento dos pressupostos legais específicos (NCPC, artigo 133, caput).

Com o pedido, advém uma decisão interlocutória que determinará a citação do sócio ou da empresa para o contraditório no prazo de 15 dias. Tal decisão é passível de recurso através do Agravo de Instrumento. Mas você deve estar se perguntando "E é possível conseguir uma desconsideração da personalidade jurídica inaudita altera pars?" Sim, é claro! Contudo, esta só é possível  no caso de uma liminar, prevista no artigo 9°, parágrafo único do ncpc. Para tanto, deverá preencher e demonstrar os requisitos da tutela de urgência (NCPC, artigo 300) ou da tutela de evidência (NCPC, artigo 311).

Um interessante instituto trazido com o novo código que vale citar é a possibilidade da desconsideração reversa. Nesse caso temos a figura do sócio no pólo passivo, como devedor, por exemplo, a desconsideração reversa visa atingir os seus bens da empresa, tornando-a alcançável pela tutela jurisdicional.

Com este instituto a proteção de fraude à execução se tornou mais ampla e eficaz, pois as pessoas que podem ser atingidas pela eventual e futura desconsideração responde com alienação eventus damini com a prática de ato de fraude à execução caso comece a dilapidar seus bens após a citação da parte cuja personalidade se pretende desconsiderar (NCPC, art. 792, §3º).

Desta forma, temos que estas duas modalidades trazidas para o instituto da intervenção de terceiro pelas inovações do novo código de processo civil vieram para agregar e numa forma de melhoria do nosso sistema processual, tornando-o mais forte e coeso.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Filipe Mahmoud Dos Santos Vigo) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados