JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Aspectos relevantes sobre a tutela de urgência e evidencia Advindas com o novo Código de Processo Civil


Autoria:

Laís Vieira Alves Santos


Laís Vieira Alves Santos atualmente sou estagiaria curso faculdade de direito

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Com o novo codigo de processo civil o presente artigo busca de maneira simples mas com clareza simplificar entendimento sobre um dos diversos pontos tratados titulado como Aspectos Relevantes Advindas com o novo Código de Processo Civil.

Texto enviado ao JurisWay em 27/04/2017.

Última edição/atualização em 01/05/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Analisando a linha evolutiva do novo código de processo civil que  mal entrou em vigor e já recebeu alterações significativas criando novos mecanismos. É um instrumento que trouxe mais agilidade aos litígios e que está ajudando a reduzir o número significativo do processo em andamento usando uma linguagem mias objetiva otimizando seus procedimentos.

Fenômenos sociais e históricos contribuíram para essa importante mudança de perspectiva, de enorme relevância, associaram-se aos primeiros para aumentar a busca das denominadas tutelas de urgência e de evidencia , adotadas pelo ordenamento processual Brasileiro, constituem instrumentos práticos que visam, em princípio, proporcionar maior celeridade no trâmite do processo e estabilidade jurídica que são procedimentos de ritos especiais, mais ágeis e aptos, o objeto da ação até a decisão final da lide. Atualmente, são divididos na legislação brasileira em duas modalidades a tutela de urgência e a tutela evidencia sendo essas subdivididas em novo  sistema das tutelas provisórias, previstas entre os artigos 294,300 eá302 e 311.

A tutela de evidencia, se manifestam quando independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo; elas ainda são divididas em mais duas sub espécies, provisória de urgência antecipada ou satisfativa,  e  tutela provisória de urgência cautelar demonstrar, além da emergência, que a efetividade de um futuro processo estará em risco se eu não obtiver a medida de imediato ficando portanto da seguinte forma as tutelas provisórias antecipadas, asseguram a efetividade do direito material; as cautelares, do direito processual. Nas tutelas da evidência, eu preciso demonstrar para o juiz que, independentemente da urgência, o meu direito é tão evidente, que o caminho do processo pode ser encurtado para atingir a efetividade

Aplicabilidade da antecipação de tutela de urgência ou evidencia são as razões que conspiram contra a celeridade a requererem medidas garantidoras de que a tutela será devidamente útil no futuro. Pode-se listar, dentre outras razões, a dilapidação do bem, promovida pelo réu, quebrando o equilíbrio da relação, a urgência na provisão de meios de subsistência, a necessidade de obstar o que o réu se desfaça de seus bens para eximir-se da execução futura.

O comprometimento da prestação jurisdicional, pelo risco ou perigo de dano, configura-se uma espécie de tutela apropriada imediata, para combater aquelas circunstâncias.

Portanto conclui-se que o procedimento das tutelas de urgência está previsto nos arts. 300  á  302  do novo código de processo civil e de evidencia dispostas no art 311   Por fim, quanto ao momento em que são requeridas,  que a tutela de urgência pode ser pleiteada em caráter antecedente ou incidente; e a da evidência, apenas incidentalmente. Ou seja, é possível pleitear a tutela de urgência em caráter preparatório ou no curso de um processo que já esteja em andamento. trouxe profundas alterações no tocante asa tutelas aproximando-se do direito e buscando, sobretudo, atingir a efetividade e a celeridade da prestação jurisdicional.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Laís Vieira Alves Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados