JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As consequências do embargo econômico de Cuba


Autoria:

Lorrayne Mayara Ferreira De Barros


Curso Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Sobre os pactos arbitrais: a cláusula compromissória e o compromisso arbitral

O DIREITO INTERNACIONAL CONSTITUCIONAL

ADESÃO AO DIREITO INTERNO BRASILEIRO DE ATOS PRATICADOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL

A SUBMISSÃO DO BRASIL À JURISDIÇÃO DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL E SUAS NORMAS: QUESTÕES SOBRE A SOBERANIA NACIONAL E OS CONFLITOS COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

O uso das bandeiras de conveniência no Registro de Propriedade de Navios

O exercicio da diplomacia entre os estados soberanos e sua importância no cenário internacional.

Procedimento do parágrafo 3° e 4° artigo 5°, e a concordata Brasil Vaticano 2008.

A INTERPOL como eficiente sistema de repressão à criminalidade transnacional

Organização Mundial da Saúde, uma questão de Direito Internacional.

Noções básicas de Direito Internacional Público

Mais artigos da área...

Resumo:

Este artigo apresenta alguns aspectos a respeito do embargo econômico que os cubanos vivem a mais de meio século.

Texto enviado ao JurisWay em 31/10/2016.

Última edição/atualização em 07/11/2019.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

RESUMO

Este artigo apresenta alguns aspectos a respeito do embargo econômico que os cubanos vivem a mais de  meio século , o que podemos destacar e que,a maneira como o governo de Cuba controla a população e toda esse sistema onde as pessoas não tem liberdade de gerir sua própria vida, se torna um governo opressor e nos dias atuais poucas sociedades aceitam esse sistema.

 

Palavras-chave: Conseqüências do embargo econômico para sociedade Cubana

 

1- INTRODUÇÃO

Desde o seu inicio em 1962 o embargo econômico vem fazendo com que  a sociedade de Cuba pague a conta, não tendo a assistência social que os cubanos devem receber de seu governo, sem qualquer qualidade de vida; Eles vivem o maior embargo da historia, 55 anos sem relações comerciais com Estados Unidos.

Apoiado pela antiga URSS que importava produtos cubanos e fornecia subsídio financeiro para o pais, com a sua desintegração Cuba ficou sem a  ajuda e sem poder negociar com os EUA, Fidel Castro então teve que recorrer a abertura moderadamente de  mercado como foi com a Venezuela.

2 - DESENVOLVIMENTO

        A ilha tem sua extensão de  110.000 quilômetros quadrados e 10 milhões de habitantes, que vivem sem qualquer modernidade ou avanços tecnológicos, um retrocesso para toda população, que para ter acesso a internet deve freqüentar salas que o governo constrói com computadores e acesso a internet  que são controlados pelo governo.Sem essas salas algumas pessoas jamais teriam conhecido um computador,o valor de um computador e de vários bens materiais  e até mesmo essenciais tem seus valores muito altos,e nem todos podem comprar como e o caso dos computadores que  quase todas as pessoas tem um ou até mais com acesso a internet e redes sociais, em Cuba essa realidade e bem diferente quem tem em casa geralmente são médicos,jornalistas profissionais que necessitam do computador para trabalho.

Os cubanos compram produtos americanos que tem valores absurdos, que são repassados em dólar, essas mercadorias geralmente vem de países vizinhos a Cuba que tem relações comerciais com os Estados Unidos.

Cuba hoje e um pais que não tem índice de analfabetismo, pois tem foco em educação e saúde, mais que tem seu “jeitinho”,as pessoas que ganham mais tem tratamentos melhores pois pagam aos médicos para serem bem atendidas;E as pessoas que tem parentes que mandam dinheiro principalmente moeda America estão criando seus próprios negócios e devem contribuir com 10% de todo o lucro anual para o governo. A educação também tem a contribuição financeira de todas as famílias que tem filhos estudantes .Algumas coisas em Cuba com a implantação do socialismo tem um papel importante e relevante para os cubanos que vivem  esse regime, mais que estão vendo um mundo crescendo as pessoas podendo trabalhar comprar aquilo que querem mesmo com todas as  dificuldades e  sem restrição sem ter que viver de roupas reformadas,carros velhos,comida restrita e até sem poder se comunicar com o mundo tendo a sua privacidade respeitada.

Uma sociedade que vive da maneira como um governante manda e que esta na linha da pobreza, e que não tem relações comerciais fica com  a economia  fraca e acaba não tem confiança de grandes potencias para negociar.A ONU vem tentando fazer com que o embargo acabe e com isso empresas de capital americano e de outros países que mantêm relações com os EUA possa gerar economia e crescimento para sociedade cubana trazendo mais dignidade a esse povo.

2 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

O que se espera de um governo como o cubano que em alguns pontos até importantes como educação e a não tolerância a crimes mais graves tem um papel importante,oprimindo e fazendo com que suas regras sejam respeitada ,praticar crimes,deixar as crianças sem estudar.Mais o seu autoritarismo e sua maneira de querer dominar o pais e a vida dos cubanos devido o regime socialista esta privando o seu pais de um crescimento que poderia trazer desenvolvimento a toda ilha.

        O que se espera de um governo como o cubano que em alguns pontos até importantes como educação e a não tolerância a crimes mais graves tem um papel importante,oprimindo e fazendo com que suas regras sejam respeitada ,praticar crimes,deixar as crianças sem estudar.Mais o seu autoritarismo e sua maneira de querer dominar o pais e a vida dos cubanos devido o regime socialista esta privando o seu pais de um crescimento que poderia trazer desenvolvimento a toda ilha.

         Não se pode viver isolados e vivendo com o mínimo da maneira como a população cubana está vivendo, o que recebem por seu trabalho não paga a comida do mês, a ajuda do governo também não da pra quase nada. Enquanto isso Cuba que poderia ser um pais de grande poder econômico, esta vivendo um atraso de quase meio século devido o regime socialista , o embargo econômico dos EUA e a repressão de Fidel Castro não podem continuar por mais meio século,fazendo com que esse povo continue sem a sua liberdade por um sistema que me parece mais ligado a questões intelectuais  de Fidel que do próprio povo cubano.

3 - REFERÊNCIAS

No cotidiano, um eterno salve-se-quem-puder/Saúde e educação são para todos, Mais o jeitinho e uma necessidade

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/conheca_pais/cuba/contexto_sociedade.html

  FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "A situação atual de Cuba "; Brasil Escola. Disponível em :

. Acesso em 31 de outubro de 2016.

Cordeiro, Tiago. Alguns índices de qualidade até melhoraram após a revolução de 1959. Mas a verdade é que Cuba já mandava bem nessas áreas,São paulo 19 Out.2016.

http://super.abril.com.br/comportamento/fidel-castro-deu-educacao-e-saude-ao-povo-cubano/ 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Lorrayne Mayara Ferreira De Barros) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados