Outros artigos da mesma área
A (in) constitucionalidade das agências reguladoras
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: VISÃO GERAL ACERCA DO TEMA.
BREVE EXPOSIÇÃO ACERCA DOS CONCURSOS PÚBLICOS
A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DO REGIME SIMPLIFICADO DE LICITAÇÕES NA PETROBRAS
O Servidor Público e o Direito de Greve
CAPACIDADE PROCESSUAL DA CÂMARA DOS VEREADORES
Responsabilização de pessoas jurídicas por atos contra a administração pública
Contratação temporária de servidor público: requisitos necessários
Resumo:
O artigo trata os benefícios da advocacia preventiva para o meio empresarial, apontando em que consiste a atuação referido a assessoria jurídica.
Texto enviado ao JurisWay em 23/05/2016.
Última edição/atualização em 24/05/2016.
Indique este texto a seus amigos
ADVOCACIA PREVENTIVA- Um passo á frente no sucesso do empreendedorismo
Quando se pensa em advocacia o que se vislumbra é atuação perante o judiciário buscando a solução de uma lide ou de uma intercorrência.
Contudo, a visão moderna de advocacia se pauta em uma advocacia que busca o controle de riscos e principalmente a diminuição de prejuízos e aumento de ganhos para o empresário por meio de ações preventivas desenvolvidas pelo advogado, nas diversas áreas que envolve a atuação do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.
A advocacia preventiva se tornou, sem dúvida alguma, um grande investimento que, traz benefícios incontáveis, gerando mais segurança e economia, posto que o caráter antecipatório desta iniciativa busca abordar questões jurídicas e fornecer orientações preventivas com o intuito de evitar possíveis demandas judiciais e extrajudiciais.
Vislumbra-se grandes vantagens para o empreendedor esse tipo de assistência jurídica, já que em nossa atual economia é necessário pensar em cada detalhe na gestão empresarial para manter-se no mercado, e lidar com os detalhes, é uma das funções da advocacia preventiva.
A empresa que diminui a quantidade de ações judiciais contra si, tem maior lucro, negocia melhor, constrói uma melhor imagem e estabelece relações mais saudáveis e seguras com seus trabalhadores. Não há como negar que esta empresa estará à frente de suas concorrentes.
Pensando em uma visão diferenciada na condução do negócio empresarial é que se apresenta a advocacia preventiva, que com sua atuação pró- ativa traz grandes benesses ao empreendedor, dentre elas a diminuição de custos já que proporcionará um a grande economia ao empresário.
Essa atuação preventiva do profissional do direito, vai desde a orientação para elaboração documental correta pelo departamento pessoal, análise de contratos, viabilização na participação em licitações, redução de prejuízos em demandas trabalhistas, bem como planejamento tributário e fiscal, o que neste caso pode gerar ao empresário uma economia considerável no pagamento de tributos e o resgate de créditos tributários pagos indevidamente no decorrer dos anos.
Ainda, na esfera empresarial, há a vantagem da advocacia preventiva no planejamento societário e sucessório, sempre com o objetivo de assegurar ao empresário uma maior prosperidade e longevidade na sua atividade empresarial.
As prevenções propiciadas por essa advocacia, pode ir além da pessoa jurídica e atuar de modo a fornecer ao empresário orientações que certamente facilitarão sua vida pessoal.
Insta salientar que, diferente da visão comum de que a assessoria de um profissional jurídico é necessário apenas em grandes empresas, o pequeno/médio empresário que conta com uma assessoria jurídica de qualidade, tem mais possibilidades de crescer, vez que será orientado a tomar decisões mais acertadas e adotar passos mais corretos na execução dos fins que pretende.
O empresário que possui uma assessoria jurídica preventiva, tem possibilidades de estar a frente dos demais empresários, já que suas decisões são pautadas em orientações de profissionais, que possibilitam uma melhor gestão de seu empreendimento.
Verifica-se assim, que as vantagens da advocacia preventiva são inúmeras e valem o investimento, pois permitirá que o cliente tenha mais tranquilidade no exercício de suas atividades, já que estará amparado no dia-a-dia a tomar as melhores decisões para o seu negócio, aumentando as chances do empreendimento prosperar e não se fragilizar com intercorrências não esperadas.
Viviane Colombo
Associada da COLONI & WENDT ADVOGADOS, nascida em Jales/SP, em junho de 1981.
Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba – UNITOLEDO, turma de 2004 e pós-graduada na área de Processo Penal, Civil e do Trabalho pelas Faculdades
Integradas de Paranaíba – FIPAR, turma de 2013.
É membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rondônia.
E-mail para contato: vivianecolombo@coloniewendt.com.br.
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |