JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

ADVOCACIA PREVENTIVA- Um passo á frente no sucesso do empreendedorismo


Autoria:

Eber Coloni


A Coloni & Wendt Advogados desde a sua fundação em março de 2010, vem atuando nas áreas de Direito Administrativo, do Agronegócio, Constitucional, Civil e Contratos, Família e Sucessões, Empresarial e Societário, Tributário, Sindical, Eleitoral e Trabalhista, sempre caracterizada pelo seu rigor crítico e excelência na prestação de serviços a todos seus clientes.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Algumas reflexões sobre a moralidade administrativa.

A PROMOÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO ATRELADO AO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE, NO ESTADO SOCIAL DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

Princípios explícitos na Constituição e sua aplicabilidade no Direito Administrativo.

ANÁLISE JURÍDICA DOS CONCEITOS INDETERMINADOS FRENTE AO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e a Emenda Constitucional n.º63

A Importância dos Contratos de Gestão para Melhorias na Saúde Pública

NOVA LEI DO MANDADO DE SEGURANÇA E DIREITO DE AÇÃO DOS CIDADÃOS

CURSO SISTEMA ADMINISTRATIVO BRASILEIRO

DA POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DE PLANO DE SAÚDE COM CUSTEIO REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

PRINCÍPIOS COMO NORTEADORES NO PROCESSO DE LICITAÇÃO E CONTRATO

Mais artigos da área...

Resumo:

O artigo trata os benefícios da advocacia preventiva para o meio empresarial, apontando em que consiste a atuação referido a assessoria jurídica.

Texto enviado ao JurisWay em 23/05/2016.

Última edição/atualização em 24/05/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

ADVOCACIA PREVENTIVA- Um passo á frente no sucesso do empreendedorismo

 

Quando se pensa em advocacia o que se vislumbra é atuação perante o judiciário buscando a solução de uma lide ou de uma intercorrência.

Contudo, a visão moderna de advocacia se pauta em uma advocacia que busca o controle de riscos e principalmente a diminuição de prejuízos e aumento de ganhos para o empresário por meio de ações preventivas desenvolvidas pelo advogado, nas diversas áreas que envolve a atuação do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.

A advocacia preventiva se tornou, sem dúvida alguma, um grande investimento que, traz benefícios incontáveis, gerando mais segurança e economia, posto que o caráter antecipatório desta iniciativa busca abordar questões jurídicas e fornecer orientações preventivas com o intuito de evitar possíveis demandas judiciais e extrajudiciais.

Vislumbra-se grandes vantagens para o empreendedor esse tipo de assistência jurídica, já que em nossa atual economia é necessário pensar em cada detalhe na gestão empresarial para manter-se no mercado, e lidar com os detalhes, é uma das funções da advocacia preventiva.

A empresa que diminui a quantidade de ações judiciais contra si, tem maior lucro, negocia melhor, constrói uma melhor imagem e estabelece relações mais saudáveis e seguras com seus trabalhadores. Não há como negar que esta empresa estará à frente de suas concorrentes.

Pensando em uma visão diferenciada na condução do negócio empresarial é que se apresenta a advocacia preventiva, que com sua atuação pró- ativa traz grandes benesses ao empreendedor, dentre elas a diminuição de custos já que proporcionará um a grande economia ao empresário.

Essa atuação preventiva do profissional do direito, vai desde a orientação para elaboração documental correta pelo departamento pessoal, análise de contratos, viabilização na participação em licitações, redução de prejuízos em demandas trabalhistas, bem como planejamento tributário e fiscal, o que neste caso pode gerar ao empresário uma economia considerável no pagamento de tributos e o resgate de créditos tributários pagos indevidamente no decorrer dos anos.

Ainda, na esfera empresarial, há a vantagem da advocacia preventiva no planejamento societário e sucessório, sempre com o objetivo de assegurar ao empresário uma maior prosperidade e longevidade na sua atividade empresarial.

As prevenções propiciadas por essa advocacia, pode ir além da pessoa jurídica e atuar de modo a fornecer ao empresário orientações que certamente facilitarão sua vida pessoal.

Insta salientar que, diferente da visão comum de que a assessoria de um profissional jurídico é necessário apenas em grandes empresas, o pequeno/médio empresário que conta com uma assessoria jurídica de qualidade, tem mais possibilidades de crescer, vez que  será orientado a tomar decisões mais acertadas e adotar passos mais corretos na execução dos fins que pretende.

O empresário que possui uma assessoria jurídica preventiva, tem possibilidades de estar a frente dos demais empresários, já que suas decisões são pautadas em orientações de profissionais, que possibilitam uma melhor gestão de seu empreendimento.

Verifica-se assim, que as vantagens da advocacia preventiva são inúmeras e valem o investimento, pois permitirá que o cliente tenha mais tranquilidade no exercício de suas atividades, já que estará amparado no dia-a-dia a tomar as melhores decisões para o seu negócio, aumentando as chances do empreendimento prosperar e não se fragilizar com intercorrências não esperadas.

 

 

Viviane Colombo

 Associada da COLONI & WENDT ADVOGADOS, nascida em Jales/SP, em junho de 1981.
Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba – UNITOLEDO, turma de 2004 e pós-graduada na área de Processo Penal, Civil e do Trabalho pelas Faculdades
Integradas de Paranaíba – FIPAR, turma de 2013.
É membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rondônia.
E-mail para contato: 
vivianecolombo@coloniewendt.com.br.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Eber Coloni) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados