JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Prosseguem as audiências sobre o projeto da Identidade Civil Nacional


Autoria:

Giulliano Augusto Resende De Miranda


Jornalista com pós graduação em Gestão Estratégica em Comunicação (IGEC) e com Experiência como redator, AI e agências de comunicação, com análise da imagem de cliente, mensuração e interpretação de resultados para redes sociais.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Projeto lei 1775/15 que trata do registro civil dos cidadãos permanece polêmico, mas com grandes avanços.

Texto enviado ao JurisWay em 09/10/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Prosseguem as audiências sobre o projeto da Identidade Civil Nacional


     O projeto de lei 1775/15 que trata do registro civil dos cidadãos permanece polêmico, mas com grandes avanços. 

    As audiências públicas sobre o Pl de 1775/15 que tramita na Câmara dos Deputados permanecem sendo realizadas pelo país. Durante o Seminário Nacional sobre o tema, no início do mês, o Procurador da República Carlos Bruno Ferreira demonstrou a sua preocupação com o assunto e disse que o PL daria margem para possíveis vazamentos de dados.  

   Segundo ele, a proposta impede a comercialização dos dados inseridos no Registro Civil Nacional que ficarão sob a responsabilidade da Justiça Eleitoral, mas por outro lado, em seu artigo 8º, permite que o TSE firme acordos ou convênios com entidades governamentais ou privadas. Para o Ministério Público esta questão precisa ser esclarecida.

    Em outro debate realizado no dia 24/09, na OAB/RJ, a  Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro, a ARPEN-RJ, mostrou-se favorável a identidade nacional, mas ponderou que alguns pontos podem ser prejudiciais à população. Por isso, a ARPEN-RJ citou questões que demonstram como o tema ainda precisa ser melhor debatido. Um dos pontos principais era a mudança do nome de Registro Civil Nacional. Ele foi alterado voluntariamente para Identidade Civil Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que tranquilizou os registradores civis e saneou inconstitucionalidades originais do texto. A alteração aparentemente simples soluciona diversos pontos, como por exemplo: 

  • A não interrupção de projetos de erradicação do sub-registro, para a população de rua, indígenas, população carcerária e quilombolas;
  • A ausência de conhecimento registral especializado pelos funcionários do TSE ou terceirizados, por não serem concursados para exercer a função extrajudicial;
  • A enorme perda de capilaridade dos RCPNs existentes. Atualmente, são cerca de 12 mil e se a responsabilidade passasse para o TSE, seriam 2.489 pontos de atendimento;
  • Uma redução nos horários de atendimento ao público por questões da própria função eleitoral e riscos de greve.

  De acordo com o assessor de Gestão Estratégica do TSE, Paulo César Bhering Camarão, não se pretende abolir qualquer competência de qualquer entidade que hoje faz registro ou identificação no Brasil. Os serviços seriam complementares. Os cartórios de registro civil, com  sua capilaridade, continuariam registrando o cidadão como fazem hoje. Não haveria perda de autonomia. 

     O relator do projeto, o deputado Júlio Lopes, que vem participando de diversas comissões, tem enaltecido o trabalho feito pelos registradores civis em todo o Brasil. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Giulliano Augusto Resende De Miranda) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados