envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
Projetos de Emendas Constitucionais Visando a Redução da Maioridade PenalDireito Penal
Outros artigos da mesma área
JOÃO MARCOS COSSO ANULA INTERROGATÓRIO POR VIDEOCONFERÊNCIA NO STJ HC 193025
O caso dos denunciantes invejosos* e polêmica entre direito, moral e justiça
ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS: O OLHAR DO ORDENAMENTO JURÍDICO PARA A PROTEÇÃO DAS VÍTIMAS
DROGAS E A EXPERIENCIA INTERNACIONAL
O ônus da prova e a recente reforma do Código de Processo Penal Brasileiro
Breves Considerações sobre a Lei 11.690 que alterou o CPP
É justo diminuir a maioridade penal?
MAUS-TRATOS A ANIMAIS NO ANTEPROJETO DE CÓDIGO PENAL
IMPUNIDADE NO SISTEMA PENAL: aspectos extrajudiciais e alopoiese




Resumo:
O presente artigo visa demonstrar alguns dos argumentos mais utilizados para defender e rejeitar a alteração da legislação pátria no que tange a redução da maioridade penal, tema bastante polêmico que sempre está em pauta nas discussões jurídicas.
Texto enviado ao JurisWay em 05/12/2014.
Última edição/atualização em 03/11/2015.
Indique este texto a seus amigos 
Antes de mergulhar de cabeça no tema, vamos entender a diferença entre maioridade penal e responsabilidade penal. São parecidos, mas são coisas diferentes! A maioridade penal se refere à idade em que a pessoa passa a ter responder criminalmente como um adulto, ou seja, quando ele passa a responder ao Código Penal. Já a responsabilidade penal pode ser atribuída a jovens com idade inferior à da maioridade penal. Para essa responsabilidade, muitos países também costumam atribuir uma idade mínima.
Assim, um menor de idade pode ter responsabilidade penal, mesmo sofrendo penas diferenciadas. São criados dois sistemas: um para jovens, baseado na responsabilidade penal juvenil, e outro para adultos, baseado na responsabilidade penal de adultos.
No caso do Brasil, essa distinção é um pouco confusa, porque a maioridade penal começa aos 18 anos e os menores de idade são considerados inimputáveis pela própria Constituição Federal (ou seja, eles não podem ser responsabilizados penalmente pelos seus atos). A Constituição não diferencia responsabilidade penal de maioridade penal.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |