JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

As 4 melhores técnicas de estudo segundo a ciência


Autoria:

Bruno Sette


Presidente e Fundador do site www.ProvasdaOAB.com.br Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Saber como estudar melhor pode ser uma grande vantagem competitiva para o Exame da Ordem, e para tudo que você fizer na vida. Muitos pesquisadores são atraídos por este tema que procura desvendar qual seria o melhor método de estudo.

Texto enviado ao JurisWay em 10/11/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Saber como estudar melhor pode ser uma grande vantagem competitiva para o Exame da Ordem, e para tudo que você fizer na vida. Muitos pesquisadores são atraídos por este tema que procura desvendar qual seria o melhor método de estudo, independentemente do aluno e do contexto em que nos encontramos. Pesquisadores recentemente lançaram uma grande pesquisa bastante minuciosa que avalia todos os métodos e afirma quais são os mais eficazes e completos. Para acessar este estudo na íntegra, acesse-o aqui.

Antes de explicar as conclusões da pesquisa, é preciso lembrá-los de que cada pessoa possui uma maneira única de aprender e que não podemos achar uma receita pronta para o conhecimento. Simplesmente podemos testar exaustivamente o que funciona melhor para nós mesmos e procurar cada vez mais recursos que nos ajudem nesse desafio.

Agora, vamos saber um pouco mais sobre as técnicas mais eficientes de estudo mencionadas na pesquisa:

Realizar testes práticos sobre o Exame da Ordemtécnicas de chute

Ou seja, caso você precise escolher somente uma técnica, escolha esta, pois a quantidade de exercícios resolvidos é proporcional ao desempenho dos alunos nos testes. Uma dica prática nesse sentido é reunir provas anteriores e simulados na maior quantidade que puder e organizar um calendário para garantir sua resolução. Organize-se e não deixe os exercícios de lado, eles podem fazer toda a diferença!Um dos grandes trunfos do estudo é mostrar que a maneira mais eficaz de reter conteúdos, principalmente quando são de ordem prática, é realizar exercícios exaustivamente.

 

Prática distribuída

Para quem não conhece a prática distribuída, trata-se de uma técnica muito simples de organização do tempo de estudo. Considera-se que é necessário

Palavras Chaves

distribuir os períodos de estudo pelo tempo em que o conhecimento precisa ser lembrado. Por exemplo, definir períodos diários de estudo de 2h, intercalados por horários de descanso.

O ponto positivo deste método é que você acaba dispensando períodos iguais de estudos para todas as matérias, e não deixa nada ficar esquecido. Além disso, esse método evita o tão famoso desespero na véspera da prova. Nós, brasileiros, somos experts em deixar os estudos para a última hora. Mas fique atento, não caia nessa tentação.

Auto-explicação

Parece uma atitude simplista, mas trata-se de uma forte aliada dos estudos. Fale com você mesmo sobre o conteúdo em frente a um espelho, pois essa conversa pode ajudar muito na absorção do conteúdo e obtenção de conhecimento, de acordo com a pesquisa divulgada.acredita OAB

Não tenha vergonha. Simplesmente tente explicar a matéria em voz alta para você mesmo e se pergunte tudo aquilo está fazendo sentido na sua cabeça.

Os temas abstratos são os melhores para esse tipo de aprendizado. Até porque, é preciso saber para poder ensinar e a oralidade produz um efeito gigante e duradouro em nossos cérebros.

 

Intercalação de conteúdos para o Exame da Ordemshutterstock_95521051_Menor

Uma grande dúvida dos cientistas que realizaram a pesquisa era descobrir se seria mais efetivo estudar um mesmo conteúdo durante longos períodos ou intercalar matérias. Como resultado eles chegaram à conclusão de que é preferível sim utilizar a intercalação, pois ela acaba permitindo períodos de estudo mais longos. Isso acontece porque evita o tédio e dá a sensação de que se está começando uma nova atividade ao mudar de tema.

Esta técnica é preferível, no entanto, para assuntos relacionados com movimentos físicos e tarefas cognitivas (ou seja, das ciências exatas). Altamente recomendado para quem está estudando para a prova da OAB!

Para se aprofundar neste tema, sugerimos ainda um artigo sobre memória aqui mesmo em nosso blog, que é bastante complementar ao estudo de aprendizado: 7 Maneiras de Treinar o seu Cérebro 

E você, qual seu método preferido? Comente abaixo e vamos discutir!

Um grande abraço,

 Bruno Sette

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Bruno Sette) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Victoria (04/09/2023 às 10:32:36) IP: 177.34.83.178
Meu método mesmo é distribuir e a matéria ser diferente a cada dia, eu não gosto de intercalar, senão, me perco. E eu prefiro ler e resumir e grifar as partes mais importantes. É igual na época da escola. Sempre fiz assim. Não fica desgastante.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados