JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

PROLÓGO AO ADVENTO JURÍDICO PÓS MODERNO


Autoria:

Fernando Saraiva


Estudante de Direito pela Unipac Bom Despacho, articulista, filosófo e poeta.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 19/01/2014.

Última edição/atualização em 22/01/2014.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Hughs Lamenneais, filósofo e escritor francês, delineia a plataforma jurídica na impossibilidade de uma sociedade sem o dever que compreende a justiça e a caridade. O direito estava no gênese das sociedades primitivas, nem sempre incorporadas às leis, mas no estabelecimento limítrofe do convívio pessoal. Em toda “era” a supremacia transcendental do ensino jurídico em face das ciências exatas que consentiram o homem, notórios avanços tecnológicos. A hegemonia do ensino jurídico auxiliou a sociedade estabelecer decisões, princípios, regras e normas que estão amalgamadas nos valores sociais.

            No século III a.c, uma suntuosa biblioteca acalentou o berço da humanidade, com cerca de 700 000 papiros e rolos, documentando o progresso jovial da sociedade, a Biblioteca de Alexandria era referência para sábios e filósofos. Até as ígneas labaredas devorarem com ardor todos os registros grafados. Mas o ensino é intangível, indestrutível.

            Leonardo Da Vinci, pintor renascentista, admoesta sobre a aprendizagem, como atividade incansável sem temores ou arrependimentos. Hodiernamente, mediante as distrações passageiras, o ensino se tornou tedioso e cansativo. A educação mundial falhou em estereotipar estudantes como depósitos de informação, quando deveria gerir pensadores, formadores de opinião, e ornamentar não com lápide do esquecimento, mas com o brasão da lembrança por escreverem algo que vale a pena ser lido, ou façam coisas que lhe atribuam respeito, como pondera o diplomata Benjamim Franklin.

            O tecnicismo enxertado como meio mais eficiente e célere do aprendizado, refletiu na forma do ensino jurídico como caminho mais curto ao sucesso profissional. Formando profissionais raquíticos que entende o direito como ciência, mas não como Epistemologia Jurídica. Consideram o direito como justo e desconhecem a Axiologia Jurídica, concebe em seus cursos semestrais o direito como lei, mas não se embrenham na Teoria da Norma Jurídica. Vivem a plenitude do direito como poder, mas obstam a Teoria dos Direitos Subjetivos. Não cabe apenas ao profissionalismo tecnocrata criar ao seu sabor leis, que não correspondam ao direito inerente à dignidade do ser humano. Um exemplo tenebroso é a forma que o nazismo ditava leis, sufocando a democracia e postergando os direitos humanos.

            Reconhecer o direito como ciência exata é limitá-lo a restrição racional e célere,  o direito deve ser concebido como ciência universal, que embrenhe no pensar e refletir e julgar, do que enterrar valiosos esforços jurídicos somados pelos séculos. O direito é mutação das teorias, reflexões e cenários históricos.

Assim para cada povo o Direito despontou como romper do sol pela manhã... A dádiva da sociedade, o caminho por onde resolver os litígios de forma ampla. E quando retornou no ardor dos primeiros raios solares que consolidariam declarações universais, tratados e estatutos, por entre as nuvens que trovejavam injustiças e disseminaram guerras.

            È possível observar uma inversão de valores mesmo antes de uma caminha crescente onde se fecundaram valores disseminados por filósofos e pensadores, transcende o tempo a uma caminhada decrescente pela conquista dos direitos. O que ocorre pelo apego a letra fria cravada na lápide do pensamento mesquinho. Ilhering ousadamente outrora discorre o fato do direito não ser pura teoria, mas uma força viva.

            Conhecer o direito como uma força viva é observar o impacto que tal exerce na sociedade, transformando relações sociais e quebrando o jugo desigual. Destarte o ensino advém dessa força viva a criar, modificar e aperfeiçoar.

            Novos métodos didáticos influenciados pela tecnologia invadem as salas de aula. No entanto seriam ferramentas inúteis se quem ensina não sabe manejar bem sua palavra. A necessidade do ensino técnico e rápido é causa da demanda afobada por profissionais, uma cadeia viciosa que levará a profissionais fracassados que não sabem pensar.

            Espelho disso é inúmeras sentenças concebidas em ao menos refletir são justas? O pensamento oco que a lei não pode ser questionada, é o que escraviza e prende o mais intelectual no cerne da ignorância.

            Portanto seria mister reformar a maneira de ensinar, criar pensadores e formadores de opinião do que mentes sobrecarregadas de informação.

 

 

 

Fonte e indicação de leitura:

 

 

MONTORO, André Franco. Introdução a Ciência do Direito, Revista dos Tribunais.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fernando Saraiva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados