JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

A ERA DA PORTABILIDADE


Autoria:

Regiane Soares De Castro


Regiane Soares de Castro, Advogada; Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás; Sócia fundadora do Escritório Porfírio, Amui e Castro Advogados; Colunista, às sextas feiras, do Jornal Diário da Manhã (Estado de Goiás)

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Estado Liberal ou Estado Social? A realidade brasileira das instituições bancárias e financeiras aos consumidores

Tive uma negativa de cobertura indevida por parte do meu plano de saúde. Tenho direito a danos morais?

POSICIONAMENTO JURÍDICO ACERCA DA RESPONSABILIDADE MÉDICA

COMPRAS PELA INTERNET E AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA NOVA REGULAMENTAÇÃO

PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Impugnação à contestação: pedido de inversão do ônus da prova e argumentos para afastar a aplicação do enunciado da Súmula nº 385 do STJ

COMÉRCIO ELETRÔNICO E A DEFESA DO CONSUMIDOR NO DIREITO BRASILEIRO

OS DIREITOS DO CONSUMIDOR

O ATRASO EM VOÔ E A INDENIZAÇÃO À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A RESPONSABILIDADE DO FABRICANTE EM MANTER PEÇAS E COMPONENTES DEPOIS DE CESSADA A OFERTA: Uma análise sobre a ótica da boa-fé objetiva

Mais artigos da área...

Resumo:

É notório a grande preocupação do legislador com os direitos do consumidor e, diante das inovações surgidas a favor deste, entrou em vigor a Portabilidade Numérica, ou seja, a possibilidade de se mudar de operadora sem alteração do número do telefone

Texto enviado ao JurisWay em 18/03/2009.

Última edição/atualização em 26/03/2009.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Primeiro aconteceu com os planos de saúde a possibilidade de se mudar de operadora sem nenhum custo para o segurado individual e atualmente na mesma direção, vislumbrando o melhor para o consumidor, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) editou a Resolução 460, mais conhecida como Regulamento Geral da Portabilidade.

 

 Em tal Regulamento há estabelecido que a partir do dia 01/09/2008 iniciariam as alterações para ocorrer a portabilidade numérica em todo o Brasil, ou seja, o serviço que permite a troca de operadora com a manutenção do número de telefone do cliente, seja este fixo ou móvel, sem nenhum custo adicional.

 

Desde o dia 02/03/09 todo o país já está sendo atendido por tal benefício, o que vale dizer que na data de hoje qualquer consumidor que esteja insatisfeito com sua empresa de telefonia pode valer-se de tal direito, alterando apenas a operadora e mantendo o mesmo número, o que não ocorria anteriormente e por isto acabava por gerar muitos infortúnios para os clientes. E era por este motivo que muitos suportavam o mau atendimento, cobranças indevidas entre outros problemas para com sua operadora, pois a alteração do número do telefone gerava prejuízos incalculáveis para a maioria dos clientes.

 

Enumeramos abaixo as vantagens que o consumidor passa a ter com tal mudança, vejamos:

 

         Como informado alhures, muda-se somente a operadora, permanecendo com o mesmo número;

         Aumenta a livre concorrência entre as operadoras de telefone fixo e móvel, o que já foi cientificamente e economicamente comprovado que é mais benéfico para o cliente, já que estimula a empresa a prestar um bom atendimento, a diminuir as tarifas e consequentemente zelar da melhor forma possível para manutenção do contrato;

         A alteração da operadora poderá se dar de forma gratuita ou ter um custo pequeno entabulado pelo Regulamento Geral da Portabilidade, qual seja R$ 4,00 (quatro reais);

         A demora para alteração também não é longa, ocorrendo dentro de 5 (cinco) dias úteis desde que todos os critérios sejam atendidos, como por exemplo, informar CPF, RG e endereço atualizado;

         Há ainda a facilidade para que seja feita a mudança no que tange ao procedimento, pois basta o consumidor entrar em contato com a operadora para a qual deseja migrar, que esta visando à fidelização deste cliente, providenciará a parte burocrática da alteração, o direcionando após a uma loja autorizada.

         Caso o cliente se arrependa da alteração de operadora, poderá solicitar o cancelamento da portabilidade em até 2 dias úteis após ter efetuado o pedido.

 

Vale dizer que este benefício somente se dá para as solicitações do mesmo tipo de serviço, ou seja, de operadora móvel para outra operadora móvel e da mesma forma para a telefonia fixa, observando sempre que ambos devem estar dentro do mesmo DDD.

 

De acordo com dados da ABR Telecom (entidade administradora desta nova tecnologia), desde o dia 1º de setembro de 2008, quando o serviço começou a vigorar no Brasil, até o dia 26/02/09, um total de 491.923 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do seu número de telefone.


Desse total, 319.907 referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 172.016 de telefonia fixa. Tal demanda demonstra que os brasileiros estão cada vez mais buscando fazer valer os seus direitos e exigentes na busca de um serviço de qualidade.

 

O Estado de Goiás é um dos recordistas em tais solicitações, pois, houve 5.658 solicitações de portabilidade registradas, sendo 2.903 para alterar empresas de telefones fixos e 2.755 para telefones móveis.

 

Sendo assim, diante do que foi esposado, concluímos que a passos lentos está ocorrendo a evolução tecnológica a favor dos consumidores em todos os âmbitos, ficamos no aguardo de uma possível “portabilidade” em mais algum outro setor.

 

Por: Regiane Soares de Castro (Sócia do Escritório Porfírio Amui e Castro Advogados)

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Regiane Soares De Castro) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados