Outros artigos do mesmo autor
A compatibilidade jurídica da Lei 12.351/2010 e a constituição federalOutros
Outros artigos da mesma área
Princípios Básicos dos Títulos de Crédito
A responsabilização do administrador por conduta culposa
Teoria dos Atos de Comércio e Teoria de Empresa
A participação de estrangeiros em empresas aéreas nacionais
A aquisição da personalidade jurídica pela sociedade empresária
Governança Corporativa: soluções para a sucessão e conflitos nas empresas familiares
A inclusão dos créditos de Certificados de Depósito Bancário (CDB) no processo falimentar
Quais são as sociedades não possuidoras de personalidade jurídica?
Resumo:
A Lei 12.441/2011, inovou o ordenamento jurídico criando a EIRELI que passam a ser objeto de estudo no presente trabalho.
Texto enviado ao JurisWay em 11/03/2013.
Última edição/atualização em 12/03/2013.
Indique este texto a seus amigos
Aspectos negativos e positivos das Empresas Individuais por Responsabilidade Limitada – EIRELI
I - Introdução
Instituída pela Lei 12.441/2011, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI é considerada uma pessoa jurídica de direito privado constituída por uma única pessoa titular que detém a totalidade do capital social integralizado.
Objetiva-se com o presente estudo analisar e pontuar brevemente os aspectos positivos e negativos desta nova figura jurídica.
II – Desenvolvimento
Dá análise da respectiva figura verifica-se como pontos positivos:
Possibilidade da criação de uma pessoa jurídica sem a necessidade de sócio, sendo garantido a proteção patrimonial sem o comprometimento de seu patrimônio pessoal, salvo em determinações legais;
Desestimulação da prática da inclusão de sócio com percentual ínfimo (Laranjas) visando a limitação da responsabilidade patrimonial;
Possibilidade de inserção no SIMPLES;
Diminuição da informalidade;
Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional;
Possibilidade de transformação de uma firma individual ou sociedade empresarial em EIRELI.
Por sua vez temos como ponto negativo:
A exigência de capital social mínimo de 100 vezes o salário mínimo vigente, o que impede o acesso de pequenos empreendedores;
III – Conclusão
Diante do exposto, verifica-se que a instituição desta nova forma empresarial é dotada em sua maior parte de benefícios aos futuros empreendedores, sendo portanto, uma figura de grande importância no universo empresarial.
IV – Biografia
BARBOSA, Rogério. Lei deixa dúvidas sobre quem pode constituir Eireli. Revista Consultor Jurídico, 7 de janeiro de 2012. Disponível em:
MELO, Omar Augusto Leite. Considerações gerais sobre a EIRELI – Empresa individual de responsabilidade limitada. Disponível em: http://www.omar.adv.br/index.php/noticias/293-consideracoes-gerais-sobre-a-eireli--empresa-individual-de-responsabilidade-limitada.html. Acesso em: 10 mar. 2013.
MONTENEGRO, Carlos. EIRELI – aparentemente eficaz, mas ainda polêmica. Disponível em:
PLANALTO. Lei nº 12.441, de 11 de julho de 2011. Altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para permitir a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12441.htm. Acesso em: 10 mar. 2013.
RAMOS, André Luiz Santa Cruz. Direito Empresarial Esquematizado. 2º ed, revida e ampliada. Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: Método, 2012.
ROSATI Contabilidade SS Ltda. EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Disponível em:
VELASCO, Fernando Jr. EIRELI. Disponível em:
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |