JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Meio ambiente rejeita projetos que alteram Lei da Mata Atlântica

Fonte: G1 Notícias 9/4/2012

Texto enviado ao JurisWay em 09/04/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou o Projeto de Lei 2441/07, do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), que amplia as possibilidades de desmatamento de áreas localizadas na Mata Atlântica. Segundo o autor do parecer vencedor, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), o objetivo da proposta, e dos demais projetos apensados, é trazer de volta à Lei da Mata Atlântica (11.428/06) dispositivos vetados pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto de Maldaner permite a supressão de vegetação primária na Mata Atlântica para manejo florestal sustentável na pequena propriedade. Atualmente, a legislação permite desmatamentos nesse bioma apenas em caráter excepcional, quando necessários à realização de obras, projetos ou atividades de utilidade pública, pesquisas científicas e práticas preservacionistas.

Manejo
Ainda conforme a proposta, caberá ao órgão ambiental estadual autorizar o corte eventual de árvores para o manejo sustentável em pequena propriedade. Por manejo sustentável, o texto define a retirada de 20 árvores, ou 15 m3, por período de cinco anos. O projeto ainda determina que o estado poderá transferir para o município a autorização para supressão de vegetação secundária em estágio inicial para a prática de pousio.

Para Leonardo Monteiro, reduzir a proteção da Mata Atlântica não faz sentido, por tratar-se do bioma mais devastado do País. Segundo ele, de 1990 a 2000 um milhão de hectares dessa vegetação foi devastado. “Essa área corresponde a um campo de futebol a cada cinco minutos”, compara.

Apensados
Foi rejeitado ainda o PL 2751/08, também de Celso Maldaner, que dispensa a autorização de órgãos ambientais para o corte de vegetação para manejo de pastagens e cultivos agrícolas em terras ocupadas até 2006.

Também foi rejeitado o PL 2995/08, do ex-deputado Luciano Pizzatto, que permite a exploração seletiva de espécies da flora, por meio de corte de vegetação em estágio avançado e médio de regeneração. Na opinião de Leonardo Monteiro, permitir essa supressão “é condenar a sucessão natural do bioma, pois não haverá recomposição”.

Voto vencido
Antes da reunião, o então relator da matéria, deputado Irajá Abreu (PSD-TO), apresentou parecer pela aprovação dos três projetos. Em seu relatório, que passou a constituir voto em separado, ele argumenta que, ao vetar trechos da Lei da Mata Atlântica, o presidente da República “desfigurou a norma”.

Em sua concepção, ao retirarem do texto legal o que ele considera dispositivos que permitem o uso sustentável do bioma, os vetos “vão acelerar o processo de destruição da mata, pois a conservação depende de desenvolvimento”.

Tramitação
A proposta segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como foi aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e rejeitado na de Meio Ambiente, o projeto perde o caráter conclusivo e terá de ser votado pelo Plenário.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados