JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Foursquare nacional

Fonte: O Dia Online 12/11/2010

Texto enviado ao JurisWay em 12/11/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Versão brasileira da mistura de rede social e mapas, Tô Aki sai ainda este mês

Por Louise Peres

Rio - A primeira ferramenta de geolocalização para redes sociais criada para o mercado brasileiro tem lançamento previsto para o fim do mês e vai funcionar por SMS. Inspirado no Foursquare e no Google Latitude, o Tô Aki permitirá publicar publicar no site informações enviadas por qualquer celular, não apenas os smartphones cheios de recursos.

Ao criar uma conta no Tô Aki (www.toaki.com), o internauta informa um número de celular e indica em que redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook) pretende publicar suas atualizações. A partir daí pode-se fazer o “check-in” nos locais visitados, como bares, restaurantes, lojas, casas noturnas. É só enviar uma mensagem para o número 70007 (custo de R$ 0,31 + impostos) com o nome do estabelecimento e endereço (rua ou avenida). Há espaço para mandar um comentário, uma dica sobre o local, por exemplo.

O site de buscas GuiaMais.com recebe a informação e aponta a localização do internauta. A mensagem enviada por SMS, com nome e endereço do local, e um link para o mapa do GuiaMais.com, com o ponto visitado indicado, são publicados nos perfis nas redes sociais selecionadas.

No site, pode-se ler a opinião de quem já foi a determinado local, convidar amigos a participar e ainda ganhar pontos a cada novo ‘check-in’ pelo celular, elevando sua categoria – os chamados ‘badges’ –, que indicam a assiduidade nos locais visitados. Quem frequenta muito um local pode entrar para a diretoria ou virar sócio.

Vale lembrar que o cadastro é permitido apenas a partir dos 18 anos e, para garantir a segurança e a privacidade, a sinalização de que a pessoa está em um determinado lugar é opcional. Ela compartilha sua localização apenas quando realmente quiser que seus contatos saibam onde está.

O projeto é uma parceria entre as empresas Mentez, criadora do Colheita Feliz e outros jogos para Orkut e Facebook, que cuidou da programação, GuiaMais.com, responsável pelo sistema de busca e localização, e pela agência Gnova.

O Tô Aki está em testes há dois meses. Após o lançamento, seus criadores esperam criar um aplicativo para smartphones em Inglês e Espanhol, de olho no mercado latino-americano, e um novo recurso para que o usuário possa receber por SMS atualizações de contatos selecionados.

Inovação

Maior e mais utilizado aplicativo voltado para geolocalização nas redes sociais, o Foursquare não foi o primeiro a ser lançado. Em 2005, seu criador, Dennis Crowley, já havia bolado um aplicativo similar chamado Dodgeball, que acabou comprado pelo Google. Quatro anos mais tarde, ele foi substituído pelo Google Latitude, que permite saber a localização de amigos usando o Google Maps. Para manter a privacidade dos usuários, o Google Latitude precisa que ambos os usuários sejam cadastrados no serviço e que autorizem o compartilhamento de suas informações no sistema Também em 2009, Crowley finalmente criou o Foursquare, que se tornou um dos mais badalados serviços de geolocalização da Internet. Em setembro, a ferramenta conquistou reconhecimento ao ganhar um prêmio do Fórum Econômico Mundial pelo pioneirismo e inovação.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados