Últimos artigos
Consumo de gás natural no País cresce 55% em outubro 22/12/2010
União desvia R$ 43 bi de fundo de telecomunicação 22/12/2010
Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista 22/12/2010
Cartão aluguel pode ser ampliado 22/12/2010
Em 2010, nº de celulares pode passar de 200 milhões 22/12/2010
Regras disciplinam mediação e conciliação 16/12/2010
Nova lei obriga noivos acima de 70 anos a ter separação de bens 16/12/2010
Quase metade da população brasileira tem veículo próprio 16/12/2010
Livros de papel e os clubes de leitura continuam em alta no Brasil 16/12/2010
Equipamentos eletrônicos sem utilidade serão recolhidos para reciclagem no Rio 16/12/2010
Por Louise Peres
No site, pode-se ler a opinião de quem já foi a determinado local, convidar amigos a participar e ainda ganhar pontos a cada novo ‘check-in’ pelo celular, elevando sua categoria – os chamados ‘badges’ –, que indicam a assiduidade nos locais visitados. Quem frequenta muito um local pode entrar para a diretoria ou virar sócio.
Vale lembrar que o cadastro é permitido apenas a partir dos 18 anos e, para garantir a segurança e a privacidade, a sinalização de que a pessoa está em um determinado lugar é opcional. Ela compartilha sua localização apenas quando realmente quiser que seus contatos saibam onde está.
O Tô Aki está em testes há dois meses. Após o lançamento, seus criadores esperam criar um aplicativo para smartphones em Inglês e Espanhol, de olho no mercado latino-americano, e um novo recurso para que o usuário possa receber por SMS atualizações de contatos selecionados.
Inovação
Maior e mais utilizado aplicativo voltado para geolocalização nas redes sociais, o Foursquare não foi o primeiro a ser lançado. Em 2005, seu criador, Dennis Crowley, já havia bolado um aplicativo similar chamado Dodgeball, que acabou comprado pelo Google. Quatro anos mais tarde, ele foi substituído pelo Google Latitude, que permite saber a localização de amigos usando o Google Maps. Para manter a privacidade dos usuários, o Google Latitude precisa que ambos os usuários sejam cadastrados no serviço e que autorizem o compartilhamento de suas informações no sistema Também em 2009, Crowley finalmente criou o Foursquare, que se tornou um dos mais badalados serviços de geolocalização da Internet. Em setembro, a ferramenta conquistou reconhecimento ao ganhar um prêmio do Fórum Econômico Mundial pelo pioneirismo e inovação.