JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

iPhone 4 está em falta no Brasil, e lojas evitam até as listas de espera

Fonte: O Globo Online 3/11/2010

Texto enviado ao JurisWay em 03/11/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Bruno Rosa

RIO - Lançado no Brasil em setembro passado, o iPhone 4, da americana Apple, está em falta no país. As operadoras de telefonia móvel - Vivo, Claro, TIM e Oi - admitem que estão sem o smartphone da americana Apple no seu estoque nas principais cidades do país. Nas lojas, restam apenas enormes filas de espera. Para evitar isso, algumas já nem aceitam mais nomes. Há também promessas de uma nova leva dos aparelhos já na próxima semana - mas, de antemão, todos sabem que a quantidade não será suficiente para atender à tamanha demanda.

No país, o aparelho, dependendo do plano de conta da operadora, custa entre R$ 1.200 e R$ 2.159.

Além do Rio, o iPhone 4 está em falta na cidade de São Paulo, no interior paulista, além de outras capitais das regiões Sudeste, Nordeste e Sul do país. O consumidor tampouco consegue comprar nas lojas virtuais das operadoras. Na TIM, por exemplo, o cliente deve se cadastrar para receber um e-mail assim que o produto estiver disponível. Na Claro, é preciso esperar mais de 20 minutos para receber atendimento exclusivo sobre o celular da Apple na central telefônica.

Em dois anos, Apple vendeu mais de 500 mil iPhones

Estima-se que a Apple já tenha vendido mais de 500 mil unidades de iPhone no Brasil desde o lançamento do aparelho, no terceiro trimestre de 2008, com base nos dados da consultoria Gartner. Por mês, desde o início de 2009, a Apple vende 30 mil unidades, em média.

- A Apple não esperava uma demanda tão alta por iPhone 4 no Brasil neste início de vendas. Por isso, está tentando redimensionar sua distribuição para o país. Por isso, a empresa deve em breve normalizar a situação, até porque o Natal está chegando - disse uma fonte do setor.

No Rio, todas as regiões da cidade sofrem com a falta do iPhone 4. Na loja Vivo Commcenter, no Shopping Rio Sul, a lista de espera já ultrapassou 60 nomes. Por isso, a rede não aceita mais interessados. Segundo a atendente, não há previsão de entrega.

Segundo a Ponto TIM, no Shopping Tijuca, onde também não há unidades disponíveis e também não faz lista de espera, a operadora italiana não informou quando receberá o aparelho.

Situação semelhante enfrenta a Claro na loja Ponto Certo, do Barra Shopping. Segundo o atendente da loja, que não quis se identificar, cada consumidor, que já está na lista, compra entre dois e três aparelhos.

Procurada, a Apple não quis comentar. Todas as lojas da Oi no Rio também estão com os produtos em falta, segundo uma fonte que trabalha na loja do BarraShopping, que distribui para o Rio. Em média, cada endereço da Oi recebe cerca de dez unidades.

As operadoras, por outro lado, tentam reduzir o desconforto entre os consumidores. TIM, Oi e Claro estão fazendo cadastro dos clientes interessados em receber informações sobre novos lotes de iPhone 4. A Vivo, que deu prioridade a seus clientes com a venda antecipada, continua reabastecendo seus estoques de acordo com o programado.

- Mesmo com o reabastecimento previsto semana que vem, haverá falta do produto, pois as listas de espera dos franqueados são enormes. Hoje, o iPhone 4 está só nos cartazes das lojas. Até o mostruário foi vendido - disse o gerente de uma loja da TIM.

O iPhone 4 é a terceira versão do smartphone da Apple. Diferentemente das anteriores, o novo celular permite a gravação e edição em vídeo em alta definição (HD, na sigla em inglês) e conta ainda com câmera de 5 megapixel em tela de LED, com maior definição.

No mundo, o iPhone vendeu 14,1 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano - alta de 91% em relação ao mesmo período de 2009. Com isso, superou a rival BlackBerry, que comercializou 12,4 milhões de celulares, em um avanço de 46%, segundo a Strategy Analytics.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados