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ANAY CURY
O número de reclamações contra os serviços de internet banda larga de todo o país cresceu 63% em apenas um ano, de acordo com o ranking da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
De 12.565 queixas enviadas à agência em maio de 2008, o número foi para 20.509 no mesmo mês do ano passado. Entre as principais queixas estão as relacionadas a reparo, cobrança, instalação e cancelamento.
A agência não divulga os nomes das operadoras.
O levantamento aponta ainda o desempenho das operadoras de TV por assinatura.
Considerando o mesmo período, o aumento do número de reclamações contra esse setor foi de 48%. As queixas mais frequentes estão ligadas a cobrança, reparo, atendimento e cancelamento. A agência também não informa quais são as empresas que receberam as reclamações.
O setor de TV a cabo, desde o ano passado, conta com uma regulamentação específica (veja mais ao lado).
Questionada, a ABTA (associação das operadoras) disse que não se pronunciaria. "Os dados estão sendo avaliados pela associação, que está em contato com as associadas para entender a razão dos números e também como pode solucionar tais problemas."