A  conta de água deve apresentar algumas informações, que muitas vezes são  ignoradas, mas é importante que você  fique atento a elas, pois um  consumidor bem informado pode defender os seus direitos. Por isso,  daremos algumas dicas para que o nosso leitor veja além do valor a ser  pago mensalmente. 
Dicas do Procon-SP e seus direitos
-  É importante verificar se as torneiras não estão pingando, se a  descarga está funcionando adequadamente e se o chamado ladrão da caixa  de água ou reservatório de água não está vazando em razão do mau  funcionamento da boia.
-  É possível solicitar a interrupção do fornecimento de água nos casos em  que o imóvel estiver desocupado, pois assim não poderá haver a cobrança  pelo valor mínimo. No entanto, verifique as taxas para a suspensão e  para a religação e veja se é mais vantajoso do que pagar o valor mínimo.
-Verifique,  na sua conta, o dia previsto para a próxima leitura do hidrômetro na  sua residência. Deixe uma pessoa disponível para atender o leiturista.   Alguns problemas podem atrapalhar (ou impedir) que o funcionário da  empresa tenha acesso ao hidrômetro: casa fechada; cachorro solto, vidro  do relógio sujo ou embaçado. Evite que isso ocorra!
-  Na impossibilidade de se fazer a leitura, a empresa fará a cobrança  pela média de consumo faturado dos últimos 180 dias.  A concessionária  tem o dever de informar  o consumidor, por escrito, sobre o impedimento  de leitura e a possibilidade da suspensão no fornecimento caso se  mantenha a impossibilidade de leitura;
-  Caso a empresa não interrompa o serviço após o terceiro mês consecutivo  de impedimento da leitura do hidrômetro, deverá efetuar a cobrança com  base no consumo mínimo (consulte a concessionária de sua cidade para  saber qual é este valor), sem a possibilidade de o prestador de serviço  promover futura cobrança da diferença de valores medidos e cobrados.
-  Atas de consumo, muitas vezes, decorrem de vazamentos na rede de água. A  conservação das instalações internas do imóvel é de responsabilidade do  consumidor. Portanto, ao observar alta anormal de consumo,  deve-se  verificar previamente as condições do sistema hidráulico do imóvel  (vazamentos de torneira, encanamentos, vaso sanitário, etc).