JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Substâncias de embalagens de alimentos aumentam riscos de obesidade e diabetes

Texto enviado ao JurisWay em 20/08/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Substâncias de embalagens de alimentos aumentam riscos de obesidade e diabetes
20/8/2013
imagem transparente

Em dois estudos, o Ftalato estava ligado à resistência à insulina, enquanto que e bisfenol A (BPA), à obesidade e à maior circunferência da cintura

Garrafas de plástico e latas de alumínio. Substâncias químicas para a produção de embalagens podem aumentar chances de obesidade e diabetes em adolescentes
Foto: SPENCER PLATT / AFP
EUA - Crianças expostas a duas substâncias químicas comumente usadas em embalagens para alimentos estão mais propensas a serem obesas ou terem sinais de diabetes, sugere uma nova pesquisa.

Pesquisadores descobriram que os níveis na urina de um tipo de ftalato, usado para amaciar o plástico, estava ligado ao maior risco de resistência à insulina entre adolescentes.

Com base em informações da mesma pesquisa de nutrição, outro estudo ligou o bisfenol A (BPA), usado em latas de alumínio, à obesidade e à maior circunferência da cintura.
De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA, um a cada seis adolescentes americanos está obeso.

- Claro que uma dieta não saudável e a falta de atividade física são os fatores da epidemia, porém cada vez mais as substâncias químicas estão sendo identificadas como possíveis contribuidores - afirmou o pediatra da Universidade de Nova York, Leonardo Trasande.
Ele e seus colegas analisaram informações de uma ampla pesquisa nacional sobre nutrição feita entre 2003 e 2008, a qual incluía testes de urina e sangue de 766 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos.

Eles descobriram que os níveis de urina de um tipo de ftalato, conhecido como Di-2-etil-hexilo (DEHP), tem forte ligação com a chance de adolescentes desenvolverem resistência à insulina, um precursor do diabetes.

Os pesquisadores ponderam que o estudo não prova que comer alimentos embalados com ftalatos causa resistência à insulina. Também é possível que crianças que já são resistentes à insulina tenham hábitos menos saudáveis e consumam mais produtos industrializados, e por isso tenham os níveis mais elevados de ftalatos na urina.

Mas Transande disse à Reuters que a substância deve influenciar em como o corpo secreta a insulina em resposta ao açúcar. Por causa disto, ele aconselha pais a evitar plásticos feitos de DEHP.

- Aconselho os pais a não lavar recipientes de plástico nas máquinas de lavar louça - afirmou. - E quando o plástico estiver claramente danificado, é hora de jogá-lo fora.
Noutro estudo publicado na “Pediatrics”, Joyce Lee, da Universidade de Michigan, e seus colegas usaram uma pesquisa de nutrição de 2010 para comparar os níveis de BPA na urina de indivíduos de 6 a 18 anos.

Na análise de 3.370 crianças, o BPA - uma substância que imita o estrogênio no corpo - não estava ligado com a resistência à insulina ou ao açúcar no sangue. Mas as crianças com maiores níveis de BPA tinham maiores chances de ficarem obesas e ter maiores circunferências da cintura. Ao todo 18% das crianças no estudo eram obesas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/substancias-de-embalagens-de-alimentos-aumentam-riscos-de-obesidade-diabetes-9607658#ixzz2cW6TNLEn
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Fonte: O Globo - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados