Apps da semana: como pedir comida pelo smartphone 4/6/2013
Fazer o pedido online pode ser mais rápido e prático do que uma ligação telefônica convencional e, em alguns casos, é possível conseguir descontos e vantagens. Veja algumas opções para ajudar na hora da fome, disponíveis nas principais lojas de aplicativos
Ter centenas de cardápios de restaurantes da cidade na tela do smartphone pode significar a economia de valiosos minutos em um dia a dia corrido. Cada vez mais, estabelecimentos aderem a parcerias com desenvolvedores de aplicativos para oferecer o serviço de entrega pela internet móvel. Fazer o pedido online pode ser mais rápido e prático do que uma ligação telefônica convencional e, em alguns casos, é possível conseguir descontos e vantagens. Veja algumas opções para ajudar na hora da fome, disponíveis nas principais lojas de aplicativos.
1 - iFood
Segundo os desenvolvedores, o aplicativo conta com uma base de mais de 6 mil restaurantes, em cidades como Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Curitiba. Por meio do GPS, o sistema reconhece a localização do usuário e sugere restaurantes próximos. Então, basta navegar pelo menu e escolher restaurante e o prato preferido. Uma das funções interessantes é a exibição faixa de preço em que os restaurantes se enquadram, por símbolos. Estabelecimentos mais baratos são acompanhados de um "$", enquanto os mais caros exibem um "$$$$$". Também é possível acompanhar o pedido em tempo real e escolher a melhor forma de pagamento.
2 - Hello Food
A ferramenta foi lançada recentemente e conta com uma base de 200 restaurantes, no Rio de Janeiro, São Paulo, Guarulhos, Barueri, São José dos Campos, Santo André e Belo Horizonte. O funcionamento é semelhante ao iFood, mas, segundo os desenvolvedores, há alguns diferenciais. Por exemplo, logo após finalizar o pedido, o cliente recebe uma confirmação via SMS, com as informações sobre a compra e o prazo de entrega.
3 - Jánamesa
Além de seguir o pacote básico de indicação de restaurantes baseando-se na localização do usuário, o serviço busca se diferenciar por meio de promoções exclusivas. Os usuários do aplicativo têm acesso a um programa de pontos. A cada pedido, o cliente acumula créditos para trocar em descontos ou refeições gratuitas nos estabelecimentos cadastrados.
4 - Comer na Web
O serviço oferece uma interface mais básica que as dos concorrentes. Ao contrário dos demais aplicativos, o Comer na Web não conta com localização via GPS. É preciso inserir um CEP para ter acesso aos restaurantes próximos. Por outro lado, o menu é bastante completo e permite que o usuário navegue por praticamente todo o cardápio do estabelecimento. Além disso, é possível fazer observações (como "sem cebola", por exemplo), antes de finalizar o pedido.
Fonte: O Globo - Online