Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014




Texto enviado ao JurisWay em 27/08/2012.
![]() |
Até o dia 30 deste mês, 90% dos orelhões de 1.724 municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe têm que oferecer ligações gratuitas e 100% até 30 de setembro. Nesses municípios, o problema detectado foi indisponibilidade em cerca de 30% dos telefones públicos e a gratuidade valerá pelo menos até 30 de outubro.
Nos demais municípios, onde foi constatado a falta de ajustamento à nova densidade proposta no PGMU 3, de 4 para 1000 habitantes por município, a gratuidade deverá ocorrer até 31 de dezembro. A concessionária terá que divulgar as cidades onde a medida estará valendo. Esses orelhões também podem ser encontrados nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Amazonas. O total de orelhões com esse problema somam 742, mas desses, 446 também estão com disponibilidade abaixo de 90%.
Segundo o presidente em exercício da Anatel, Jarbas Valente, medida semelhante foi adotada contra a Embratel em abril. A gratuidade dos 1.500 orelhões dessa concessionária vale até 30 de setembro deste ano e vale apenas para ligações de longa distância.
Valente disse que os planos de revitalização preveem investimentos da ordem de R$ 205 milhões, sendo R$ 170 milhões da Oi, que é responsável por 760 mil dos 911 mil orelhões instalados no país. A previsão é de que, com a conclusão do ajuste da densidade, o número de telefones públicos caia para 770 mil.
A Oi atribuiu o descumprimento da meta à incapacidade da indústria de atender os pedidos. O superintendente de Universalização da Anatel, José Neto, confirmou essa dificuldade, lembrando que só duas empresas fabricam o equipamento. Ele disse que a concessionária contratou mais de 130 mil orelhões recentemente.
Levantamento
Em setembro de 2011, a Anatel fez um levantamento da situação dos telefones públicos no país e constatou que 79% dos orelhões da Oi estavam disponíveis e que 50% da Embratel estavam nas mesmas condições. Enquanto 70% dos TUPs da Telefônica estavam em pleno funcionamento.
Em junho deste ano, foi constatada uma evolução da disponibilidade da planta, mas só a Telefônica atingiu a meta prevista no plano de revitalização, com 91% de orelhões em funcionamento. A Embratel chegou a 69% dos telefones públicos em funcionamento e a Oi, a 86%. Sercomtel estava com 98% dos aparelhos disponíveis e CTBC, 97%.