JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Horário de verão termina mas economia continua

Fonte: Procon RJ 29/2/2012

Texto enviado ao JurisWay em 05/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



No domingo (26), terminou o horário brasileiro de verão que teve a maior temporada desde 1985. Ao todo 133 dias em vigor. Os relógios foram atrasados em 1 hora em 10 Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal. Aproveite o momento para observar como estão as suas contas de energia elétrica nesse período e veja o quanto economizou. A partir desses cálculos tome medidas para manter essa economia em sua casa.

O horário de verão foi o mais longo porque o término do período era justamente no domingo de carnaval. O decreto nº 6.558/2008 prevê quando o encerramento deve ser no fim de semana seguinte ao carnaval, para não atrapalhar os dias de folia. Pela estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a economia deve girar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o País, com a diminuição da demanda estimada em torno de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts.

Continue mantendo a luz desligada durante o dia e só ligue quando realmente for necessário. Não deixe luminárias acessas onde não há necessidade. Além disso, mantenha o chuveiro elétrico sob constante vigilância e estabeleça tempo para o banho. Lembre-se que o ar condicionado e os ventiladores são grandes aliados contra o calor, mas também podem ser controlados. São simples medidas que podem garantir um orçamento mais folgado para você e sua família.

HISTÓRICO

No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas instituiu o horário pela primeira vez no verão de 1931/1932. A medida durou quase seis meses, começando no dia 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte o fato se repetiu. Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, para se confirmar como medida prática e de grande economia a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos está em torno de 120 dias de duração.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados