JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumo: intenção de comprar bens de maior valor cai em outubro

Fonte: Infomoney 31/10/2011

Texto enviado ao JurisWay em 31/10/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

 

SÃO PAULO - O indicador que demonstra a disposição dos consumidores  em comprar bens de maior valor registrou, em outubro, queda de 0,8%, ante o mês anterior.

O indicador marcou 113,2 pontos neste mês, ante os 114,2 pontos de setembro, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (28) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação a outubro do ano passado, quando o índice registrado era de 115,1 pontos, houve queda de 1,6%.

Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a
perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 16 e 24 anos apresentam mais disposição.

Isso porque 41% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 25 a 29 anos, 38% disseram o mesmo, ao passo que 33% dos consumidores que possuem de 30 a 39 anos apostam no aumento das compras. Entre aqueles com idade entre 40 e 49 anos, o índice foi de 28%, enquanto para aqueles com mais de 50 anos, o índice foi 23%.

Já em relação à renda, aqueles que recebem de cinco até dez salários mínimos são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 42% das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:

Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiar Aumentar/Aumentar Muito Manter mais ou menos os mesmos Diminuir/Diminuir muito

Mais de 10 salários mínimos

31% 56% 12%

Mais de 5 a 10 salários mínimos

42% 48% 10%
Mais de 2 a 5 salários mínimos 34% 51% 15%
Mais de 1 a 2 salários mínimos 27% 54% 19%
Até 1 salário mínimo 26% 52% 23%

Dados por regiões e gênero
Se levados em conta os números por região, a Norte/Centro-Oeste é a mais otimista, com 37% das respostas apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em segundo lugar, ficou a região Nordeste, com 33% de respostas para o aumento das compras e, em terceiro, aparece a região Sudeste, com 30%. Em último lugar ficou a região Sul, com 25%.

Na segmentação por gênero, 34% dos homens e 29% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.



Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados