JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Só o 190 da PM recebe quatro mil trotes por dia

Fonte: O Globo 20/7/2010

Texto enviado ao JurisWay em 20/07/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


RIO - Trotes vão custar caro para quem ligar para serviços de emergência. Uma lei publicada no Diário Oficial desta segunda-feira autoriza as corporações a multar aqueles que fingem precisar de atendimento. A lei, de autoria do deputado estadual Flávio Bolsonaro, prevê multa, a ser cobrada na conta telefônica.

Cada órgão deverá estipular o valor da multa a ser aplicada, levando em consideração todos os custos do atendimento da falsa ocorrência. As medidas administrativas, como a identificação do dono do telefone junto às operadoras, também será responsabilidade de cada órgão.

Segundo Bolsonaro, a intenção é educar, e não punir, além de reduzir custos do estado:

- A maioria dos trotes são passados por crianças e adolescentes, e muitas vezes os seus pais não sabem. Quando uma multa chegar pela conta do telefone, os pais vão poder conversar com os filhos e orientá-los. E o dinheiro gasto com esses deslocamentos desnecessários poderá ser investidos em outras áreas.

De acordo com a PM, cerca de 18% das ligações recebidas por mês através do 190 são trotes, ou seja, quatro mil ligações por dia.

Em abril, um trote passado pelo 190 mobilizou mais de cem policiais do 6º BPM (Tijuca) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e 12 veículos . Segundo as duas denúncias, moradores eram mantidos reféns num prédio da Tijuca. A rua foi isolada, atiradores de elite acionados e a imprensa acompanhou ao vivo toda a movimentação, que durou três horas. Após os policiais vistoriarem todos os 58 apartamentos do edifício, descobriram que foi um trote.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados