JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Desmatamento: Amazônia perdeu 103 km² de florestas no último bimestre

Fonte: Portal Ambiente Brasil 8/6/2010

Texto enviado ao JurisWay em 08/06/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta segunda-feira (7) os dados de desmatamento dos meses de março e abril de 2010.  Segundo o Sistema Deter, foram desmatados 103,5 km² de florestas na Amazônia durante esse bimestre.

A quantidade registrada foi praticamente igual nos dois meses: 51,79 km² em março, e 51,71 km² abril.  Pouco mais da metade da Amazônia (57%) estava coberta por nuvens, e não pode ser monitorada.

O desmatamento detectado foi maior do que o dos mesmos meses de 2009, quando o Inpe registrou 17 km² em março e 36 km² em abril.  Entretanto, isso não quer dizer, necessariamente, que o desmatamento aumentou, já que naqueles meses a cobertura de nuvens chegou a 88%.

O Estado que apresentou a maior quantidade de florestas desmatadas foi Mato Grosso: foram 76,4 km² nos dois meses.  O principal foco foi município de Sinop, com 47 km² de desmatamento.  O Inpe detectou apenas 17,7 km² no Pará, Estado que foi o que mais desmatou no ano passado.  Isso acontece porque a maior parte do Pará estava coberta por nuvens.

No acumulado do ano do desmatamento – período de agosto de 2009 a abril de 2010 – o Deter apontou 1.475 km2 de desmatamento, o que indica uma redução no desmate de aproximadamente 52%, se compararmos com o mesmo período no ano anterior.

Todos os dados do Deter são públicos e podem ser consultados no site www.obt.inpe.br/deter. (Fonte: Amazônia.org.br)



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados