SÃO PAULO - O gasto médio dos brasileiros com a compra do presente do Dia das Crianças nos shoppings deve ficar entre R$ 70 e R$ 100, de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
A expectativa da associação, com base em dados coletados com shoppings de todo o Brasil, é de que as vendas para a data comemorativa aumentem 6%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
"A gente já fareja na virada do semestre uma reação do mercado, inclusive da confiança do consumidor e, além disso, as datas comemorativas são para as vendas melhorarem", disse o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, para justificar a expectativa de aumento das vendas.
Comércio
O Dia das Crianças é a quinta data comemorativa mais esperada pelo comércio, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
De acordo com Veiga, as lojas farão promoções, mas investirão também em formas de atração das crianças aos shoppings. Porém, ele destacou que o investimento não é tão alto, porque nesta data comemorativa o retorno também não é o mais alto. O tíquete médio, segundo explicou, fica abaixo do desembolsado em outras comemorações.
Sobre o tipo de produto procurado, engana-se quem pensa que são só os brinquedos. Veiga disse que lojas de vestuário e calçados, artigos esportivos, eletrônicos e celulares também ficam bastante movimentadas nesta época.
Ano sem crise
O aumento das vendas no Dia das Crianças em shopping centers reflete o desempenho que o setor vem tendo em meio à crise. O presidente da Abrasce afirmou que a turbulência fez um efeito apenas psicológico, mas não real, e que o setor deve fechar o ano com crescimento de 8%.